sexta-feira, 22 de agosto de 2014

ÉBOLA/PREVENÇÃO: ONG FRANCESA OFERECE KITS PARA RECOLHA DE AMOSTRA DE CASOS SUSPEITOS


Bissau, 22 Ago 14 (ANG) - O Ministério da Saúde Pública, acaba de receber da ONG Francesa, Fundação Mérieux, um donativo constituído de Kits para recolha de amostras de eventuais casos suspeitos de vírus da febre hemorrágica do Ébola no território nacional.

O pedido para o efeito foi feito pelo ex-Director-geral de Saúde Pública, Plácido Cardoso.

No acto de entrega, a Ministra de Saúde Pública, Valentina Mendes, declarou a disponibilidade do governo de cooperar com a Fundação Mérieux, não só no domínio das grandes epidemias mas também nas outras que têm causado perdas de vidas humanas.

Valentina Mendes acrescentou ainda que, aqueles materiais doados chegaram na altura certa, porque o seu Ministério foi informado recentemente de um caso em que o paciente se apresentou com vómito acompanhado de sangue e os seus técnicos tiveram dificuldades em ir buscá-lo, mas apos análises laboratoriais se chegou a conclusão de que o doente não foi infectado pelo vírus de Ébola mas que sofria sim de gastrite.

Por sua vez, o ex-Director-geral de Saúde Pública, Plácido Cardoso realçou que o apoio daquela ONG Francesa não vai acabar nos Kits. Segundo Cardoso, a Fundação Mérieux promete enviar mais instrumentos de prevenção e combate a este flagelo mortífero.

Plácido Cardoso acrescentou que esta ONG pretende ainda visitar o país com vista ao reforço do sistema de saúde guineense.

A Fundação Mérieux é uma ONG Francesa que apoia as redes de laboratórios da sub-região oeste africana. 

Sem comentários:

Enviar um comentário