quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Contas públicas/Tribunal de Contas anuncia novas instruções sobre Prestação de Contas de Estado



Bissau, 08 Set 21 (ANG) - O Tribunal de Contas acaba de publicar novas instruções obrigatórias sobre Prestação de Contas do Estado com a finalidade de garantir a melhor gestão possível dos bens públicos.

A informação consta numa nota à imprensa produzida pelo Departamento de Comunicação e Cooperação Externa do Tribunal de Contas, entregue hoje à ANG.

O documento refere que a iniciativa se enquadra na nova estratégia orientadora para prestação de contas pelos gestores de dinheiros públicos, julgamentos de responsabilidades financeiras e combate à corrupção.

A nota ressalva a urgência do combate a corrupção e a importância das entidades públicas com dever de prestação de contas disporem de uma orientação clara sobre como devem prestar contas ao Tribunal.

“A nova direção da instituição pretende com a medida impulsionar a obrigatoriedade de prestação de contas que se encontrava estagnada desde 2018”, lê-se na Nota que acrescenta: “as contas de gerências referentes ao 2021 que deverão ser remetidas para o Tribunal de Contas até 30 de Junho de 2022, devem ser organizadas e prestadas de acordo com as novas instruções publicadas no passado dia 06 de Setembro no Boletim Oficial.

Conosaba/ANG/AALS/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário