Presidente de Ruanda no comando da União Africana (DR)
A União Africana (UA) felicitou nesta sexta-feira, em Addis Abeba, o novo chefe de Estado do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, e instou os actores políticos a aceitar os recentes resultados das eleições, noticiou a Prensa Latina.
Num comunicado a esse propósito, a UA, que participou com uma missão de observação nas eleições, refere que o recente escrutínio representa uma oportunidade para que o país rompa o ciclo de contenções e avance para o desenvolvimento, lê-se na declaração da organização panafricana.
“Chamamos a liderança, em particular os principais partidos, Zanu-PF e o partido da oposição Movimento para a Mudança Democrática (MDC), assim como a sociedade civil, as organizações religiosas e todos demais interessados para salvaguardar a integridade do processo político”, acrescenta o texto.
As eleições gerais no Zimbabwe foram realizadas na passada segunda-feira, com uma grande participação da população calculada em mais de 75 por cento, num clima de paz e transparência, segundo destacou a UA, num informe preliminar.
Segundo os resultados definitivos divulgados pela Comissão eleitoral do Zimbabwe, Mnangagwa, líder do partido União Nacional Africana do Zimbabwe-Frente Patriótica (Zanu-PF), conseguiu dois milhões 460 mil e 463 votos, contra dois milhões 147 mil e 436 de Chamisa. (Angop)
Conosaba
Sem comentários:
Enviar um comentário