domingo, 25 de maio de 2014

'PORTUGAL'. ELEIÇÕES EUROPEIAS: PROJECÇÕES APONTAM PARA ABSTENÇÃO ENTRE OS 62,2 E 66,6%

De acordo com uma sondagem à boca das urnas realizada pela Eurosondagem, para a SIC, a abstenção no exercício eleitoral deste domingo deverá situar-se entre os 62,2% e os 66,6%, valor ligeiramente mais elevado do que o registado em 2009, quando este valor se fixou pouco acima dos 63%.

De acordo com a projeção avançada pela RTP, estimada pela Universidade Católica, a abstenção situa-se entre os 61 e os 66 por cento. A estimativa da Eurosondagem para a SIC avança com uma abstenção estimada de 62 a 66 por cento.

Os dados oficiais indicavam uma afluência às urnas de 26,3 por cento às 16:00, semelhante à registada à mesma hora em 2004, 26,8 por cento.

A abstenção nas eleições realizadas a 07 de junho de 2009 foi de 63,22%.

Até hoje, o valor recorde foi registado em 1994, com 64,46 por cento de eleitores a optarem por não votar.

Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda, já reagiu a estes números afirmando que “a abstenção prejudica a democracia e todos os partidos”.

“É preocupante que os cidadãos não votem nas eleições, mas as europeias são um caso específico. Os cidadãos sentem-se divorciados da construção europeia, não se sentem envolvidos no processo de decisão. Acham os cidadãos que as decisões da Europa não influenciam a sua a vida, mas isso é um erro. Há uma grande falta de confiança nas instituições democráticas. O próprio clima político tem criado desconfiança, com os políticos a quebrarem as promessas que fazem”, reagiu ainda João Proença, ex-sindicalista e membro do Partido Socialista.

http://www.noticiasaominuto.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário