sábado, 24 de maio de 2014

GOVERNO MOÇAMBICANO DIZ QUE DHLAKAMA É LIVRE DE SAIR DO SEU ESCONDERIJO

O Governo moçambicano disse hoje que Afonso Dhlakama, líder do maior partido de oposição, é livre de sair do seu esconderijo na Gorongosa, centro do país, e iniciar o trabalho político com vista às eleições gerais de Outubro.

"Afonso Dhlakama é livre de sair do seu esconderijo, mas o seu 'status' já não será mais o mesmo. Não poderá continuar a manter homens armados em Gorongosa, Sandjundgira, Muxúnguè ou em qualquer outro ponto do país. No nosso país já não há espaço para homens armados da Renamo", declarou ao jornal Notícias o subchefe da delegação governamental no diálogo com a Renamo.

Gabriel Muthisse respondia ao líder da oposição, que na sexta-feira manifestou a vontade de abandonar o seu esconderijo na serra da Gorongosa e fazer pré-campanha para as eleições gerais de 15 de Outubro, acusando o exército de cercar o seu refúgio.

O subchefe da delegação governamental instou, nas declarações ao Notícias, Dhlakama a sair da Gorongosa e levar os homens armados do partido para que sejam integrados nas Forças Armadas e Polícia, ou na vida económica e social do país ou ainda dispersados sem armas se não se necessitar mais da sua colaboração.

Segundo Muthisse, também ministro dos Transportes e Comunicações, as acusações da existência de uma operação de cerco ao líder da Renamo, com vista ao extermínio das forças da oposição, não têm fundamento.

"As Forças de Defesa e Segurança estão em território moçambicano. Se as retiramos do território nacional vão para onde? Ademais, se Dhlakama sair da Gorongosa vai encontrar membros das Forças de Defesa e Segurança em qualquer parte do território nacional. Se sair da Gorongosa para Beira vai encontrar lá a Polícia e tropas. Se vier para Maputo também vai encontrar tropas e polícias aqui", afirmou.
DN

Sem comentários:

Enviar um comentário