Pretória – O Presidente da República da África do Sul, Jacob Gedleyihlekisa Zuma, foi empossado, neste sábado, em Pretória, para um segundo mandato de cinco anos na liderança deste país.
O hino nacional foi entoado entre salva de tiro, antes de Jacob Zuma jurar fidelidade à Pátria, respeito à Constituição e às leis da República, e promover o crescimento de toda África do Sul.
O Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, fez-se representar na cerimónia pelo vice-presidente da República, Manuel Vicente.
Perto de três dezenas de Chefes de Estado, antigos estadistas, eminentes personalidades e 118 embaixadores de países acreditados na África do Sul, bem como de organizações internacionais, também assistiram ao acto.
Consta que cerca de quatro mil e 500 pessoas assistiram o evento no anfiteatro “Nelson Mandela” e outras 20 mil na parte externa do recinto, enquanto milhares de cidadãos sul-africanos enchiam a praça de “Union Building”, a sede da presidência da República.
No pleito de 7 de Maio passado, o Congresso Nacional Africano (ANC), do Presidente Jacob Zuma, que governa a África do Sul, venceu com 62,5% dos votos as eleições gerais, seguido pela Aliança Democrática (DA), com 22% dos votos, e pelo partido radical populista de Julius Malema, Combatentes pela Liberdade Económica, com 6,1%.
Nascido a Inkadla 12 de Abril de 1942, na Zululândia (actual parte de KwaZulu-Natal), é desde Dezembro de 2007 o presidente do Congresso Nacional Africano (ANC), o partido governante do país.
Já foi vice-presidente da África do Sul de 1999 a 2005,1 e Presidente do país, após a vitória de seu partido nas eleições gerais de 2009.
http://www.portaldeangola.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário