quarta-feira, 21 de maio de 2014

XANANA GUSMÃO APELA A ACEITAÇÃO DOS DOS RESULTADOS NA GUINE-BISSAU



PM timorense assegura que Chefe das Forças Armadas "assumiu compromisso" de respeitar escolha do povo
O primeiro-ministro de Timor-Leste - Xanana Gusmão, apelou esta quarta-feira a todos os cidadãos da Guiné-Bissau para aceitarem os resultados da segunda volta das eleições presidenciais realizadas no domingo.

"As eleições são eleições e espero que todos respeitem os resultados", afirmou Xanana Gusmão, em declarações no aeroporto internacional Nicolau Lobato, em Díli, momentos antes de iniciar uma visita de trabalho a vários países, incluindo à Guiné-Bissau. O primeiro-ministro timorense afirmou estar "confiante" e disse que antes do escrutínio falou pessoalmente com o chefe das Forças Armadas guineense. "Eu falei pessoalmente com o general Indjai, que assumiu o compromisso de as Forças Armadas respeitarem os resultados", acrescentando que também pediu à sociedade civil para continuar a influenciar a restauração da ordem constitucional no país. O primeiro-ministro timorense visita a Guiné-Bissau entre 6 e 10 de junho. 

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau anunciou terça-feira, num hotel de Bissau, que José Mário Vaz, candidato apoiado pelo PAIGC e antigo ministro das Finanças, foi o vencedor das eleições presidenciais com 61.9% dos votos. O candidato Nuno Nabiam, que obteve 38.1% dos votos, anunciou que vai impugnar os resultados. Pouco depois, em comunicado, a chefia dos militares garantia aceitar os resultados "que são a vontade do povo", pedindo calma, aos guineenses, já que as Forças Armadas "estão submissas ao poder político".
http://www.rtp.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário