sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Quarenta estudantes guineenses seguem para Marrocos para formação técnico-profissional

Quarenta estudantes guineenses foram oficialmente enviados para Marrocos para frequentar cursos de formação técnico-profissional, no âmbito de um programa de bolsas apoiado pelo Governo da Guiné-Bissau. A cerimónia de entrega dos passaportes decorreu esta sexta-feira, no gabinete da Ministra da Administração Pública, Assucénia Donate de Barros.

O ato contou com a presença do diretor-geral da Agência Guineense de Emprego e Formação Profissional, Djibril Demba Baldé, do chefe de gabinete da Ministra, dos estudantes bolseiros e de familiares.

Na sua intervenção, a Ministra exortou os jovens a assumirem responsabilidade, dedicação e a dignificarem o nome da Guiné-Bissau durante o período de formação no estrangeiro. Assucénia Donate de Barros reafirmou ainda o compromisso do Governo em continuar a apoiar iniciativas que promovam a qualificação da juventude guineense.

Por seu lado, o diretor-geral da Agência Guineense de Emprego e Formação Profissional garantiu que o Executivo assumiu os custos das passagens aéreas, enquanto as autoridades marroquinas irão assegurar subsídios de internamento no valor de 150 euros, de dois em dois meses, durante a formação.

Dos quarenta bolseiros, dez frequentarão cursos de construção civil, enquanto os restantes trinta serão distribuídos por áreas como gestão, mecânica, eletricidade, hotelaria, electromedicina, entre outras. Segundo as autoridades, os estudantes terão ainda a possibilidade de prosseguir para o ensino superior, dependendo do desempenho individual.

Num primeiro momento, os jovens irão frequentar um ano de aulas de língua francesa, seguindo depois para a formação técnica propriamente dita, condicionada aos resultados alcançados.

Os estudantes partem para Marrocos no dia 25 de janeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário