quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Guiné-Bissau: Augusto Nansambé colocado em liberdade

O advogado Augusto Nansambé, que se encontrava detido por ordem dos militares, foi posto em liberdade, terça-feira 27 de Janeiro. © AFP - PATRICK MEINHARDT

O advogado Augusto Nansambé, que se encontrava detido por ordem dos militares, foi posto em liberdade, terça-feira. Hoje, 28 de Janeiro, o Presidente guineense da transição, Horta Inta-a recebeu cumprimentos de novo ano por parte de diversas entidades e elementos da sociedade civil do país.

O gesto constitui já uma praxe na Guiné-Bissau. No início do ano, o Presidente da República recebe cumprimentos do novo ano por parte de diversos segmentos da sociedade guineense.

Na qualidade de Presidente da República da Transição, o general Horta Inta-a recebeu cumprimentos do Alto Comando Militar, do Conselho Nacional da Transição, que substituiu o parlamento, do Governo, do poder judicial, das organizações da sociedade civil, de desportivas e de artistas.

No seu discurso, Horta Inta-a prometeu continuar a trabalhar para que a Guiné-Bissau possa retornar à ordem constitucional dentro de 12 meses, mas afirmou estar confiante de que o país sairá mais forte após o período da transição.

Pediu ao Governo que continue a pagar os salários aos funcionários públicos e garantir os serviços básicos à população. Exortou o poder judicial a colaborar com as novas autoridades e ainda a promover a justiça aos cidadãos.

Entretanto, o advogado Augusto Nansambé, próximo ao partido PAIGC, que se encontrava detido desde finais de Dezembro, depois de criticar publicamente os militares, foi posto em liberdade na noite de terça-feira, dia 27.

Fontes do PAIGC garantem que o advogado está bem na companhia da sua família em Bissau.

Por: Mussá Baldé
rfi.fr/pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário