quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Prémio para os campeões do CAN : SENEGAL OFERECE 75 MILHÕES DE FCFA E TERRENO A CADA JOGADOR


O Presidente da República do Senegal, Bassirou Diomaye Diakhar Faye, anunciou na noite de terça‑feira, 20 de janeiro de 2026, que cada jogador da seleção nacional, vencedora do CAN 2025, receberá como prémio 75 milhões de francos CFA e 1.500 metros quadrados de terreno para construção de habitação.

“Gostaria de aproveitar esta oportunidade para informar o povo senegalês que, em seu nome e em meu nome, ofereci a cada Leão aqui presente 75 milhões de francos CFA e um terreno de 1.500 metros quadrados numa zona especial”, declarou o Chefe de Estado durante a cerimónia de apresentação do troféu da Confederação Africana de Futebol (CAF), conquistado no domingo, 18 de janeiro, em Rabat, frente à seleção de Marrocos.

A cerimónia foi antecedida por uma grande parada popular dos jogadores senegaleses num autocarro descapotável, que percorreu as principais ruas de Dacar, desde o Aeroporto Internacional Blaise Diagne até ao Palácio da República, acompanhada por milhares de adeptos.
O evento de celebração da taça, que assinala a segunda estrela na camisola da seleção senegalesa, contou com a presença do Presidente da Assembleia Nacional, do Primeiro‑Ministro, de membros do Governo, chefes militares, figuras políticas, representantes da sociedade civil, músicos, atletas da luta tradicional e antigos internacionais da chamada Geração de 2002.

O selecionador nacional, Pape Thiaw, e os jogadores foram condecorados pelo Chefe de Estado pelos serviços prestados à Nação. Já o Presidente da Federação Senegalesa de Futebol, Abdoulaye Fall, recebeu a mais alta distinção do país, a Medalha da Ordem do Leão.

No seu discurso, Bassirou Diomaye Diakhar Faye felicitou os jogadores, a Federação Senegalesa de Futebol e o Governo, em particular o Ministério da Juventude e Desportos, pela conquista da segunda Taça da Confederação Africana de Futebol.

O Presidente anunciou igualmente que os membros da Federação que acompanharam a seleção serão contemplados com 1.000 metros quadrados de terreno e 50 milhões de francos CFA cada.

“Os outros membros da delegação que acompanharam a seleção receberão 500 metros quadrados de terreno e uma soma de 20 milhões de francos CFA cada”, acrescentou.

Relativamente ao Ministério do Desporto, Diomaye explicou que decidiu atribuir um total de 305 milhões de francos CFA em bónus aos seus funcionários, bem como conceder terrenos aos membros da delegação ministerial que acompanharam a equipa em Marrocos.

Por: Redação
odemocratagb.

Sem comentários:

Enviar um comentário