A seleção de Marrocos garantiu a qualificação para a final do Campeonato Africano das Nações (CAN 2025), depois de vencer a Nigéria nas meias-finais, através das grandes penalidades.
Após um empate sem golos nos 90 minutos regulamentares e igualmente no prolongamento, os dois colossos do futebol africano foram obrigados a decidir o encontro na marca dos penáltis: os Leões do Atlas foram mais eficazes e triunfaram por 4–2.
A jogar perante o seu público, sempre incansável no apoio, Marrocos assumiu desde cedo a iniciativa. A primeira grande ameaça surgiu aos nove minutos, num lance individual de Brahim Díaz, cujo remate cruzado passou muito perto da baliza nigeriana.
Apesar do domínio na posse de bola, a equipa marroquina não conseguiu desmontar a sólida organização defensiva da Nigéria, que se apresentou em bloco baixo para travar as investidas do conjunto considerado como um dos favoritos à conquista do troféu.
Na decisão por penáltis, a Nigéria falhou duas conversões, enquanto Marrocos desperdiçou apenas uma. Na cobrança decisiva, Youssef En-Nesyri não vacilou e fixou o 4–2 final, levando os anfitriões à terceira final da sua história.
Com este triunfo, Marrocos procura agora erguer o segundo troféu continental, depois do título conquistado em 1976, há exatamente meio século. Já o Senegal, que venceu o Egito na outra meia-final, tentará o segundo título após o êxito alcançado em 2021.
A final da CAN 2025 está marcada para este domingo, 18 de janeiro, às 19h00 (hora de Bissau), com Marrocos a defrontar o Senegal.
Por: Alison Cabral
odemocratagb.

Sem comentários:
Enviar um comentário