segunda-feira, 2 de outubro de 2023

GOVERNO DIZ ESTAR PREOCUPADO COM NÚMERO ELEVADO DE MORTES CAUSADAS PELA DOENÇA DE CORAÇÃO

O Ministério da Saúde Pública considera, hoje, preocupante as mortes, principalmente dos jovens, registadas na Guiné-Bissau causadas pela doença do coração.

A preocupação da instituição gestora da saúde pública do país, foi registada esta sexta-feira em Bissau no âmbito da celebração do dia mundial da doença de coração, celebrada todos os anos em 29 de setembro.

Quinta Sanha Insumbo, diretora-geral de estabelecimentos de cuidados primários de saúde, afirma que atualmente tem registadas as mortes súbitas causadas muitas das vezes pela doença de coração.

“As mortes súbitas das pessoas na sua maioria jovens, registadas devido à doença de coração, têm preocupado as autoridades sanitárias”, afirmou Insumbo, numa entrevista concedida à Rádio Sol Mansi.

A especialista em medicina geral integral e em gestão de qualidade de saúde, Quinta Insumbo, aponta a necessidade de mais sensibilização da população sobre doenças contraídas através das negligencias.

“Para evitarmos as contaminações no coração, temos que apostar primeiro na sensibilização da população através de programas radiofónicos como forma de poder reduzir esta situação”, apontou.

Já o médico especialista em medicina e saúde familiar, Armando Sifna, aconselha as pessoas a melhorar o estilo de vida e evitar o consumo excessivo de álcool e tabagismo.

“O coração é um órgão muito importante no nosso organismo, por isso temos que ter em consideração a nossa forma e estilo de vida”, aconselhou o médico.

Para a responsável das doenças transmissíveis e não transmissíveis na Organização mundial de saúde para a Guiné-Bissau, as pessoas devem primeiro procurar o centro de saúde para melhor diagnóstico, como outra forma de prevenir a doença.

“A OMS sempre recomenda que a pessoa procure primeiro conhecer o seu estado de saúde através de diagnósticos, para poder evitar mais causas da doença de coração”, explicou o técnico em serviço na Organização mundial de Saúde em Bissau.

Sob o lema: “Usa Coração e Conhece o Coração", é celebrado hoje em todo o mundo o dia mundial da doença de coração, data instituída pela Federação Mundial do Coração com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis para evitar doenças cardíacas.

Por: Ussumane Mané/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário