sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Responsável aponta aumento da tuberculose na região de Biombo, nordeste da Guiné-Bissau

O ponto focal de grandes endemias na região sanitária de Biombo, nordeste da Guiné-Bissau, disse esta sexta-feira à Lusa que a tuberculose está a aumentar naquela zona devido ao “nível acentuado da pobreza” da população.

Quintino da Silva, que coordena os programas ligadas ao combate à tuberculose, HIV/sida e paludismo (malária) na região sanitária de Biombo, referiu que em cada três meses faz a coleta de dados relacionados com as três doenças, mas ultimamente os dados apontam no sentido de um aumento da tuberculose.

“A pobreza está a aumentar na zona daí que possamos admitir que poderá ser um dos fatores para o aumento da tuberculose”, afirmou Quintino da Silva.

O deputado José Miguel Dias, eleito por aquela zona, afirmou no parlamento que “a tuberculose poderá estar ligada à lixeira de Safim”.

A Câmara Municipal de Bissau abriu uma lixeira a céu aberto na localidade de Safim, a 20 quilómetros de Bissau, onde são depositados detritos produzidos na capital guineense.

José Miguel Dias relatou que diariamente a lixeira é queimada, deitando fumo que tem contaminado a população da zona, o que, notou, poderá estar a intoxicar as pessoas, causando doenças.

O responsável de grandes endemias na zona disse não ter dados científicos para relacionar a lixeira de Safim com o aumento da tuberculose na população, mas admitiu ser possível, salientando que em 12 meses a taxa de prevalência de pessoas com aquela doença subiu de 21 casos para 130.

Quintino da Silva destacou que ainda faltam os dados do quarto trimestre do ano.

O coordenador dos programas frisou que trabalha com os serviços de saúde comunitária há 38 anos, mas nunca notou tanta pobreza na população como nos últimos tempos, o que tem potenciado o surgimento de várias doenças.

“A pobreza aumenta, a população alimenta-se muito mal”, vincou Quintino da Silva.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário