terça-feira, 29 de janeiro de 2019

BRIGADISTAS PONDERAM PROCESSAR O GABINETE TÉCNICO DO APOIO AO PROCESSO ELEITORAL


Os brigadistas do recenseamento eleitoral ponderam, mover queixa junto ao Ministério Público contra o Gabinete Técnica do Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE).

A ameaça foi tornada pública esta segunda-feira (28 de janeiro) depois do encontro negocial entre o director do GTAPE e a comissão dos brigadistas que exigem o pagamento de vinte dias dos trabalhos realizados.

A porta-voz da comissão negocial dos agentes da mesa de recenseamento, Naíma Djenabo Balde, adiantou que aguardarão a promessa do primeiro-ministro em resolver a situação, e, caso contrário avançam com uma queixa junto do MP.

“Se o primeiro-ministro Aristides Gomes não nos der a resposta satisfatória, tentaremos mover uma queixa no Ministério Público ao Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral”, advertiu Naima Djenabo Balde.

O protesto dos brigadistas acontece numa altura em que Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral fixou a listas dos nomes dos recenseados e posteriormente ao atendimento de reclamação para a correcção de dados nos cartões do eleitor.

O director-geral do GTAPE, Alain Sanka, reconhece a dívida com os brigadistas mas sustenta que o que devia nortear os trabalhos, é o interesse da Guiné-Bissau.

“Fizemos todos contactos junto da entidade competente para salvar a dívida que não é só com brigadistas como também proprietários das viaturas, fornecedores e assim pessoais interna, mas o governo é pessoa de bem por isso, o trabalho que devia nortear é interesse do país”, afirmou director-geral de GTAPE.

Em relação a ameaça do INACEP em emitir previdência cautelar que alega ser detentor de emissão dos cadernos eleitorais, Alain Sanka disse que a intenção “é do entendimento da entidade. Alain justifica que durante o processo ele estava ausente no país”.

“É o seu entendimento, não posso avançar com nada disso de que é INACEP ou outra empresa e como pretende avançar com o processo que o façam mas lembro-vos que eu estava ausente do país”, explicou Alain Sanka.

De referir que ainda esta segunda segunda-feira (28 de Janeiro) a delegação da comissão Nacional das Eleições (CNE) reuniu-se com o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) para inteirar da real situação dos trabalhos feitos até aqui.

Por: Marcelino Iambi/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário