quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

CIDADE DE BISSAU VAI BENEFICIAR BREVEMENTE DE ENERGIA FORNECIDA DIRECTAMENTE DO NAVIO


O ministro da energia e indústria garantiu que até final do mês de Janeiro a cidade de Bissau será abastecida com energia eléctrica a ser fornecida directa do navio estacionado no Porto de Bissau.

António Serifo Embaló que falava esta terça-feira (22 de Janeiro) a imprensa, depois da visita efectuada as diferente instalações eléctricas e depósito de água em construção no bairro de Brá, diz igualmente que com a instalação do navio ficou impossível o roubo de combustível na central eléctrica……

“ Até final de Janeiro, o navio começa a funcionar com 36 mega watts apesar da cidade de Bissau necessitar somente de 18 a 20 mega”, explica, para depois afirmar que “acabou o roubo de combustível na central eléctrica de Bissau porque o navio vai funcionar com combustível sintético «fuel»”.

(os fuels são combustíveis sintéticos produzidos a partir da combinação de gás de hidrogénio (H2) e dióxido de carbono (CO2). Esta é uma das vias para reduzir a dependência e consumo de combustíveis fósseis).

Por outro lado, o ministro reconheceu que existe desordem na Empresa de Electricidade e Aguas da Guiné-Bissau (EAGB), situação que será resolvida com a instalação de uma gerência privada.

“ Quando a equipa privada começar a gestão, teremos tudo em ordem porque com a actual gestão, há pessoas lá de dentro que efectuam cortes de energia eléctrica sem aviso prévio, não há leitura de contadores nem de água…..Portanto com a gestão privada, teremos uma EAGB competitiva com outras empresas nacionais”, explica o ministro.

No que concerne ao fornecimento de água, Serifo Embalo sublinhou que vão beneficiar 5 mil casas em Bissau e não será gratuito sendo os beneficiários as pessoas de baixo rendimento.

Entretanto, explicou que a falta de electricidade nalguns bairros de Bissau teve a ver com avaria num dos postes de transformação, situação entretanto já ultrapassada.

Por: Nautaran Marcos Có-radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário