sábado, 26 de janeiro de 2019

«JUDICIARIA GUINEENSE» "CASOS DE ABUSO SEXUAL CONTRA MULHERES AUMENTAM", DIZ DIRECTOR-GERAL DA POLICIA JUDICIARIA

Bissau,25 Jan 19 - Os casos de abuso sexual contra mulheres aumentaram na Guiné-Bissau, disse quinta-feira a diretora da Polícia Judiciária, Maria Filomena Lopes, na apresentação do balanço anual do trabalho daquela força de investigação criminal.

"Registaram-se 45 casos de abuso sexual, um aumento de 14 relativamente ao ao 2017", enquanto "os casos de violência doméstica diminuíram ligeiramente em 2018, verificando-se uma queda de 5% comparativamente a 2017", afirmou Maria Filomena Lopes.

Segundo a diretora da PJ guineense, foram abertos 101 inquéritos por violência doméstica em 2018.

Durante o ano de 2018, a PJ da Guiné-Bissau registou 3.582 ocorrências, com destaque para 50 homicídios, 45 casos de abuso sexual e centenas de casos de furto e roubo.

No caso de roubos, Maria Filomena Lopes disse que a PJ está particularmente preocupada com o roubo de gado no interior do país.

"Foram registados robustos assaltos à mão armada no interior do país contra os criadores de gado com principal incidência no norte e leste. A título de exemplo, a região do Norte registou uma perda estimada de mais de 200 cabeças de gado", disse.

Maria Filomena Lopes disse que a PJ vai reforçar, em articulação com as forças de segurança, "ações para investigar e desmantelar" aquelas redes criminosas.

No balanço, a diretora da PJ destacou também o combate à corrupção como prioritário, salientando que em 2018 foram abertos 30 importantes inquéritos preliminares e que 70% dos casos foram concluídos e remetidos às instâncias competentes.

"O ano de 2019 será o de reforço de ações operacionais no combate à corrupção, estando já em curso inquéritos importantes, tais como a operação 'Red Line' que incide sobre o tráfico internacional de passaportes diplomáticos, assim como a recente investigação à criminalidade no Instituto Nacional de Segurança Social", afirmou. 

Conosaba/Lusa


Sem comentários:

Enviar um comentário