Cerca de 200 jovens vindos de 8 regiões do país VÃO juntar em Bissau, durante 3 dias, no encontro nacional da juventude, sob o lema “Juventude unida e responsável, alicerce do desenvolvimento da Guiné-Bissau”
O encontro que vai começar no dia 02 do mês em curso, irá culminar com a primeira gala do prémio jovem como forma de incentivar e encorajar os jovens de 18 a 35 anos que trabalham nas diferentes áreas em benefício da comunidade.
Durante uma conferência de imprensa, esta quinta-feira (01), o presidente da comissão organizadora da realização do encontro nacional da juventude e premio jovem, Rafael João Malaca, disse que pretendem com este encontro unir os jovens.
“Em primeiro lugar queremos procurar os elementos que unem os jovens e enaltece-lo e transmitir a mensagem da sua responsabilidade para que assumam a responsabilidade com o país como aconteceu na luta da libertação nacional e esperamos que com isso teremos uma juventude mais consolidada e que conhece a política nacional da juventude”, realça João Malaca.
Para o prémio Jovem serão premiados seguintes categorias: literatura, musica, artes plásticas, produção de moda, desporto, empreendedorismo e activismo social.
Rafael João Malaca contou que até neste momento inscreveram ainda 14 jovens nestas modalidades de premeação com excepção de literatura e empreendedorismo.
“Depois de terminamos a fase das candidaturas acabamos de constatar que houve dificuldades, para que possamos ter mais candidaturas em toda as categorias e, temos mais dificuldades nas áreas da literatura e empreendedorismo onde ainda não temos nenhum candidato, por isso prolongamos a recepção das candidaturas nestas categorias até dia 02 de novembro”, explica.
A Política nacional de juventude, alinhamento da PNJ aos documentos estratégicos nacionais e internacionais, agenda do desenvolvimento sustentável 2030, dividendo demográfico, emprego jovem, premissa base para o desenvolvimento sustentável, ensino superior para juventude, juventude face ao desenvolvimento comunitária, são temas em debates durante estes três do encontro nacional de juventude.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Anézia Tavares Gomes/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário