O Presidente de Angola, João Lourenço, termina hoje, em Lisboa, a sua primeira visita de Estado a Portugal, com a deslocação à Base Naval do Alfeite.
João Lourenço é esperado durante a manhã na Base Naval de Lisboa e no arsenal do Alfeite, onde irá visitar a base operacional da Marinha portuguesa.
Durante a tarde de sábado não há programa oficial e o regresso do Presidente angolano a Luanda está previsto para domingo.
O Presidente angolano afirmou, na sexta-feira, no Porto, antever "um futuro promissor" nas relações entre Portugal e Angola.
João Lourenço disse ainda que espera um "desfecho", no primeiro trimestre de 2019, na negociação com o Governo português para simplificação dos procedimentos administrativos para a concessão de vistos de entrada, tendo já um "caminho delineado e bastante claro".
Na sexta-feira, em comunicado conjunto, os dois governos salientaram que os diversos encontros no âmbito desta visita de Estado "mostraram uma ampla convergência de pontos de vista e permitiram uma oportuna atualização de informação sobre a situação política, económica e social nos dois países".
Esta visita de Estado de três dias, que termina hoje, é também a primeira do género de um Presidente angolano a Portugal desde 2009, e envolveu a assinatura de 13 acordos entre os dois governos, tendo João Lourenço anunciado ainda que o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, visitará Angola em 2019.
Conosaba/Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário