sábado, 27 de maio de 2017

MOVIMENTO DE CIDADÃOS INCONFORMADOS DA GUINÉ-BISSAU VAI "PERSISTIR" COM PROTESTOS



O presidente do Movimento de Cidadãos Inconformados com a situação política na Guiné-Bissau, Sana Canté, disse hoje que os protestos vão persistir e pediu à comunidade internacional para não facilitar na resolução da crise.

"Vamos persistir. Não podem impedir as nossas manifestações porque o nosso Estado é soberano e ninguém pode impedir a nossa liberdade de expressão", afirmou Sana Canté à agência Lusa.

Para Sana Canté, o "principal responsável pela crise está identificado [referindo-se ao Presidente do país, José Mário Vaz] e a comunidade internacional não pode facilitar".

Segundo Sana Canté, os ânimos na manifestação exaltaram-se porque a polícia espancou um grupo de jovens que tentou chegar ao edifício da UDIB, também junto à Presidência guineense.

Durante a manifestação de hoje foram registados confrontos entre os manifestantes e a polícia, que acabou por lançar gás lacrimogéneo e exercer violência contra as pessoas que participavam no protesto.

"Há 21 pessoas feridas e há detidos, que ainda não consigo precisar", disse Sana Canté, sublinhando que foram detidas em casa pessoas que não participaram na manifestação, mas que apoiam o movimento.

A Lusa tentou contactar o comando da polícia de Bissau para saber o número de detidos, bem como precisar o número de polícias feridos, mas até ao momento não obteve qualquer esclarecimento.

Conosaba/Lusa



Sem comentários:

Enviar um comentário