terça-feira, 30 de maio de 2017

GUINÉ-BISSAU: INCONFORMADOS FAZEM PROTESTO SILENCIOSO EM FRENTE À PRESIDÊNCIA



Bissau - Cerca de duas dezenas de elementos do Movimento dos Cidadãos Inconformados da Guiné-Bissau realizaram nesta segunda-feira um pequeno protesto em silêncio na Praça dos Heróis Nacionais, em Bissau, onde está localizada a presidência do país.

Os jovens reuniram-se, em silêncio, ao final do dia, em frente ao Palácio da presidência, tendo depois caminhado juntos, de mãos dadas, até fora da praça, terminando o protesto.

"Conseguimos, queríamos chegar à Praça do Império e conseguimos", afirmou o presidente do movimento, Sana Canté.

No sábado passado, dezenas de pessoas ficaram feridas, entre os quais sete polícias, numa manifestação do Movimento dos Cidadãos Inconformados com a crise política na Guiné-Bissau, depois de os jovens tentarem ultrapassar a barreira policial que os impedia de chegar à Praça dos Heróis Nacionais.

Os jovens dos Inconformados acusam o Presidente, José Mário Vaz, de ser responsável pela crise política que o país atravessa.

Em reacção o movimento "O Cidadão" da Guiné-Bissau acusou o grupo de jovens do movimento inconformadas com a crise política de terem tentado dar um golpe de Estado na sua manifestação de sábado em Bissau.

Em conferência de imprensa em Bissau, Carlos Sambu, um porta-voz do movimento constituído por jovens, defendeu que a acção do grupo dos inconformados visava simplesmente tomar o poder pela força.

Carlos Sambu não disse, no entanto, de que forma é que isso seria feito.

"Não vale a pena tentar tapar o céu com a mão. Foi uma tentativa de golpe de Estado", disse, Sambu, referindo-se à tentativa dos jovens de passar, por uma barreira policial que os impedia de chegar às imediações do palácio da presidência.

O porta-voz de "O Cidadão" considerou ser um desafio às autoridades quando os jovens dos inconformados entraram em confrontos com a polícia, que estava a manter ordem na manifestação.

O "Cidadão" vai promover a 03 de Junho uma manifestação pacífica em Bissau "para demonstrar como é que é em democracia".

O Movimento dos Cidadãos Inconformados da Guiné-Bissau também marcou uma manifestação para o mesmo dia.

Conosaba/angop.ao



Sem comentários:

Enviar um comentário