quarta-feira, 20 de maio de 2015

«PARCERIA» CONFERÊNCIAS DO ESTORIL VÃO CHEGAR AOS PAÍSES LUSÓFONAS


As Conferências do Estoril vão estender-se aos países lusófonos e cruzar cursos com universidades de todos os continentes com quem têm parcerias estabelecidas, anunciou hoje o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

O objetivo, explicou em declarações à Lusa durante o segundo dia das conferências, é "aprofundar um conhecimento que, neste momento, é um bem escasso, para encontrarmos respostas para os problemas que enfrentamos".

A nova estrutura, a anunciar no Estoril na quinta-feira, terceiro dia da edição de 2015 das conferências, vai "dar uma perspetiva de futuro" e "projetar a longo prazo" os ativos construídos ao longo dos anos".

Na vertente da internacionalização das Conferências para os países lusófonos, Carlos Carreiras explicou que, através da parceria estabelecida com a Fundação Getúlio Vargas, do Brasil, a organização vai "criar âncoras disseminadas pelo mundo lusófono" para aproveitar o "património riquíssimo que é a língua comum", organizando conferências e explorando "as dinâmicas" que surgirem.

"Já que fomos um povo globalizador e que apostamos nesta componente da globalização (pensar global, agir local), gostaríamos de começar com as Conferências do Estoril pelo mundo lusófono, até para termos uma consciência de que separados valemos o que valemos, mas quando juntamos dois patrimónios que nos são comuns (...) --o mar e a língua -- somos uma verdadeira superpotência mundial", disse.

Na outra vertente, a pôr em prática com parceiros como as universidades Nova de Lisboa, Georgetown (EUA), Cape Town (África do Sul), CKGSB (China), entre outros, trata-se de sistematizar para criar "uma academia do fazer", com "sensibilidades e perspetivas de todo o mundo", com "cursos cruzados, a nível de pós-graduações e outro tipo de intervenções académicas".

As Conferências do Estoril, bienais, são organizadas pela Câmara Municipal de Cascais desde 2009 com o objetivo criar um pólo de reflexão de nível internacional sobre os desafios da globalização, com particular atenção à relação entre os domínios global e local.

noticiasaominuto

Sem comentários:

Enviar um comentário