sábado, 23 de maio de 2015

«CONTINUAÇÃO DE IMAGENS» PÉRIPLO NO SUL: CHEFE DO GOVERNO EM FULACUNDA, EMPADA E BUBA



No dia, 21 de maio, a comitiva do Presidente do PAIGC e Primeiro-Ministro, Domingos Simões Pereira, cumprindo o programa da digressão ao Sul, esteve em Fulacunda, Empada e de regresso presidiu um mega comício, à entrada da cidade da cidade de Buba, que contou com grande adesão popular.

Depois do Administrador de Fulacunda, Mamadu Sanhá ter dado as boas vindas, falou o Presidente da Comissão Política, Braima Sambi, que em gesto de contentamento, disse para o Chefe do Governo, “foi Deus é que te deu poder. Não é preciso fazer mais eleições... vais continuar a mandar porque Deus é que quer”. Ideia esse que seria também comungada pelo imami, Sana Camâra. O representante da juventude, Lamine Djata, pediu um Centro Multifuncional para Jovens e deixou uma pergunta no ar: de que forma os jovens podem prestar o seu contributo para o desenvolvimento? Em nome das mulheres, Binharé Dabo, relembra ao Governo, que durante o período eleitoral fez promessa de arranjar a estrada e que na região há uma enorme falta das redes móveis. O administrador de Tite solicita aos governantes uma visita à secção. O jovem Pepe refere que o país está bem entregue. Para completar o ciclo das intervenções, a Governadora, Binta Nangue, ao tomar a palavra pede confiança no Governo, dizendo “só em 9 meses já deu mostras estar a seguir o caminho de Amílcar Cabral!” Rematando, que as preocupações levantadas constam no Plano do Desenvolvimento da Região e que “papel caba na caveta!”

Foi ocasião, para o veterano da guerra, o comandante Manecas dos Santos durante a sua retórica, afirmar de que agora “o PAIGC parece estar a trilhar um melhor caminho”; a Coordenadora da Província do Sul, Teodora Inácia Gomes exortar de que tem a esperança que o “Secretariado Nacional vai funcionar, porque todos os camaradas conhecem as ideias de Amílcar Cabral.”

A Ministra da Educação Nacional, Odete Semedo explicar que vão ser criadas três Centros de Formação Profissional: um em Buba, outro em Bafatá e Cacheu.

Em Empada, o Administrador Mário João, agradeceu à vindas dos ilustres hóspedes. Mamadu Sambú, representante dos anciões; Adja Aminata Cassama das mulheres e outros, voltaram a repisar as mesmas questões, que constituem preocupações das populações, que temos vindo a citar: estrada, escola, saúde e formação.

A Coordenadora da Província Sul do Partido, Teodora Inácia Gomes, passa a palavra ao I Vice-Presidente do Partido, Carlos Correia.

O Secretário de Estado dos Antigos Combatentes, Carlos Nhaté elucida que o Governo está a trabalhar para criar uma linha de acompanhamento de proximidade juntos aos combatentes; prestando-lhe melhor assistência medicamentosa, no sentido de melhorar a sua qualidade de vida; arranjar meios para evocar a Luta de Libertação e que ficou muito feliz em saber que já há uma equipa que está a identificar e sinalar os locais históricos importantes, como Barraca de Nhasa.

O responsável pelo pelouro dos Recursos Naturais, Daniel Gomes, não hesita em afirmar de que “em Cacheu fizemos uma escolha muito acertada (referindo ao Primeiro-Ministro), que conhece e segue a linha de Amílcar Cabral.” Um homem, de nome Nambu Sissé, ao usar da palavra, referiu que o faz a diferença, “é o Primeiro-Ministro, Domingos Simões Pereira ser uma pessoa altamente educado. Que uma pessoa bem educada tem tudo para pilotar muito bem o país.”

No fim do encontro com a população, o Chefe de Governo acompanhado de sua comitiva e de responsáveis locais efetuo visitas ao Centro de Saúde e as escolas.

Em Buba, já à noite, no comício voltaram a falar as autoridades partidárias e administrativas. A Ministra da Saúde, Valentina Mendes e o Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, João Vieira prestaram também esclarecimentos do seu sector.

O Primeiro-Ministro, entre vários esclarecimentos que prestou, à semelhança das outras localidades, fez questão em frisar que no PAIGC, quando se faz promessas são para serem compridas! Advertindo ao público, de que temos que ser capazes de defender as nossas conquistas e que ninguém tem o direito de pôr isso em causa. Convidando a todos a dormirem tranquilo sem preocupações. Que ele vai continuar a trabalhar para que a Guiné-Bissau amanhã atinja o tão desejado patamar de desenvolvimento, dizendo: “Eu estou aberto ao diálogo com todos... Desta vez não podemos deixar que uma pessoa por pensar só em sua cabeça, venha a fazer aquilo que todos nós não desejamos. Criando drama entre nós.”

Reafirma que o executivo já tem dinheiro disponível para apoiar as mulheres e jovens com microcréditos e que irá solicitar a sua agilização mais rápida, junto ao Ministério da Economia e Finanças. Ao falar do desenvolvimento, diz aguardar pela comunicação da data, em que o Governo pode convocar o Conselho de Ministros para Quinará, aonde serão debatidos e aprovados os planos de desenvolvimento para a região.

Buba, 22 de maio de 2015

Carlos Vaz
/Conselheiro de Comunicação e Informação/








































Sem comentários:

Enviar um comentário