sexta-feira, 29 de maio de 2015

"MARROCOS PODE AJUDAR GUINÉ-BISSAU APROXIMAR-SE AO MUNDO ÁRABE" DIZ FERNANDO VAZ


Bissau,29 Mai 15 (ANG) - O Presidente do partido União Patriótica Guineense (UPG), na oposição, disse que o Reino de Marrocos servirá de porta de acesso da Guiné-Bissau aos países árabes.

Em entrevista exclusiva à ANG sobre as vantagens da visita que o monarca marroquino está a efectuar a Guiné-Bissau, Fernando Vaz disse que a presença de Mohamed VI é um marco histórico, pois , desde a proclamação da independência é a primeira vez que um Rei efectua visita ao país.

" Historicamente, Marrocos é um país que apoia a Guiné-Bissau desde os princípios da luta armada. As primeiras armas que o PAIGC conseguiu obter na altura, foram doadas pelo avô do actual Rei", informou.

O líder da UPG fez questão de destacar que a visita ao país do Rei de Marrocos, é fruto do estreitamento de relações entre os dois países iniciado desde a vigência do Governo de Transição.

"Aliás, antes do Governo de Transição, os ex. falecidos Presidentes da Republica, Kumba Ialá e Malam Bacai Sanha tinham feitos gestos de aproximação com o Reino de Marrocos, tendo em conta a importância deste país para a abertura de uma porta para a Guiné-Bissau no relacionamento com os países árabes", explicou.

Fernando Vaz sublinhou que estrategicamente Marrocos é um país extremamente importante e de desenvolvimento médio, que poderá ajudar muito a Guiné-Bissau.

"Primeiro, porque Marrocos produz quase tudo, e pode ser um mercado alternativo para nós. Somos um mercado de preços porque o rendimento nacional é ainda muito baixo e as nossas famílias não têm poder de compra para adquirir produtos de qualidade", frisou.

Sem comentários:

Enviar um comentário