sexta-feira, 22 de maio de 2015

«IMAGENS» DOMINGOS SIMÕES PEREIRA FAZ PÉRIPLO AO SUL ACOMPANHADO DE DESTACADAS FIGURAS DO PAIGC



Eram cerca de 15 horas, do dia 20 de maio, quando uma grande delegação partidária do PAIGC e do Estado, que sustenta o presente Governo Inclusivo, chefiada pelo seu Presidente e Primeiro-Ministro, Domingos Simões Pereira despediu-se da imponente estátua, Amílcar Lopes Cabral, sita à saída de Bissau, junto ao Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, rumo ao sul. Na delegação acompanhavam-no iminentes figuras do Partido: o 1º Vice-Presidente, Carlos Correia; a Coordenadora da Província Sul, Teodora Inácia Gomes; o Diretor do Gabinete do Presidente, Fernando Saldanha; os Combatentes, Manecas dos Santos, Alamara Ntchia Nhasse, Buini Na Fentche e ainda responsáveis do Partido, Victor Naneia, Ibraima Sow, N´Queba Cia, Nheta Na Honta, Francisco Major, entre outras.

A engrossar a fileira, juntaram-se os Ministros: dos Recursos Naturais, Daniel Gomes; das Obras Publica, Construções e Urbanismo, José António Cruz Almeida; da Educação Nacional, Maria Odete Costa Semedo; em representação do Secretário de Estado de Ordenamento e Administração de Território, Ester Fernandes, Diretora-Geral; os Conselheiros, Luís Melo e Carlos Vaz e um convidado especial, o Consultor do Banco Mundial, Sr. Piere Winicki. Em Bambadinca, fez-se uma paragem obrigatória. Uma multidão de populares, aguardavam pela comitiva. Usou da palavra o Presidente da Comissão Política, Garcia Maiaba Sanca, que em nome do Partido e da população manifestou a sua gratidão e contentamento pela forma como o Governo do PAIGC, vem trabalhando. Todos queriam falar, infelizmente o tempo começava a ser escasso. Durante a sua alocução, o Chefe do Governo, aproveitou a ocasião para esclarecer que a missão é tanto do PAIGC, como Governo. Pois, “...quando falamos de governação... temos que reconhecer que há um Partido por de trás, que permitiu à inclusão de que hoje estamos a falar... É uma missão do Governo sim (!), que é sustentado por um Partido político que é o PAIGC. É o PAIGC, quem é responsável por toda a transformação política que se está a fazer neste momento na sociedade guineense.” Ainda, desvenda, que na próxima semana irá ser realizada em Bafatá, o 1º Conselho de Ministros Regional, cujo propósito é diagnosticar quais são os problemas daquela cidade; o que se pode fazer para transformar a vida das pessoas; faz o anúncio das ações que irão ser implementadas; porque o próximo 24 de Setembro será comemorado em Bafatá e espera que seja do nível e dimensão do grande homem, que não se cansa de evocar, que foi Amílcar Cabral.

Mais adiante, referindo-se a produção de mangas, diz: brevemente a manga, também será vendida para o exterior, como o caju é vendido. “Acreditamos que manga nos pode dar ainda muito mais. Temos orgulho, em anunciar que na semana passada inauguramos a primeira fabrica que exportar mangas da Guiné-Bissau para a Europa... E, no próximo mês de julho, também vamos inaugurar uma nova fabrica, que vai transformar manga e tomate.” Igualmente, “vamos discutir como poderemos exportar batata doce em farinha...” Rematando, “a vida vai estar bem, política vai estar bem, quando a nossa capacidade de produção, quando a nossa qualidade de vida, quando a situação da nossa saúde, situação da nossa educação, que todos nós sonhamos” ser possível, afirmou Simões Pereira. No meio de aplausos, salvas de palmas, viva o PAIGC a delegação prossegue a viagem para Quebo.
F.V.













Sem comentários:

Enviar um comentário