segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

SENEGAL: PAÍS ABRE AS SUAS FRONTEIRAS TERRESTRES COM A GUINÉ-CONAKRY


Dakar - O Senegal, abriu hoje (segunda-feira), as suas fronteiras terrestres com a Guiné, encerradas há mais de cinco meses por causa do Ébola, tendo em vista os "importantes esforços"desse país na luta contra a epidemia nos países atingidos, noticiou a AFP.

"As pessoas e os bens poderão circular livremente por via terrestre entre os dois países", indicou o ministério senegalês do Interior num comunicado, citado pela Agência senegalesa de imprensa (APS, pública).

O Senegal tinha já aberto em Novembro o seu espaço aéreo e marítimo aos aviões e barcos provenientes da Guiné, da Libéria e da Serra Leoa, os três países mais atingidos pelo vírus.

"A reabertura das fronteiras terrestres "acontece na sequência dos encontros entre as autoridades senegalesas e guineenses", precisou o ministério no seu comunicado.

Todavia, um despositivo vai ser criado "ao nível dos pontos de passagem da fronteira para combater os riscos de propagação da doença", segundo ainda o mesmo comunicado. 
O Senegal tinha já encerrado as suas fronteiras terrestres com a Guiné de 30 a 06 de Maio de 2014, pois decidiu reabri-las "devido a evolução positiva" da epidemia actual, que partiu do sul desse país em Dezembro de 2013. 

Mas a 21 de Agosto de 2014, o Senegal havia encerrado novamente todas as suas fronteiras com a Guiné Conakry, a Líbéria e a Serra Leoa.

.portalangop

Sem comentários:

Enviar um comentário