quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

«PESCAS NA GUINÉ-BISSAU» PROIBIÇÃO DE DESEMBARQUE DE TUBARÕES SEM BARBATANAS EM DEBATE



Bissau, 21 Jan 15 (ANG) – As autoridades do sector das pecas iniciaram hoje, em Bissau um atelier no qual serão debatidas as possibilidades de proibição da captura para corte de barbatanas de Tubarões na Guiné-Bissau.

Organizado pelo Centro de Investigação Pesqueira Aplicada (CIPA), o evento que reúne uma dezena de participantes, enquadra-se no projecto de reforço das capacidades de conservação das raias e tubarões (PRCCRT) da comissão sub-regional das Pescas, financiado pelo governo norte-americano.

Na cerimonia de abertura do atelier, o Director Geral do CIPA, em representação do Secretario de Estado das Pescas, salientou a importância do encontro e explicou que o evento se realiza na sequência de uma consultoria feita pelo ponto focal do PRCCRT sobre o corte de barbatanas dos tubarões, há muito praticado no pais.

Vitorino Assau Na Hada disse que vão ser definidas as medidas que proíbem o desembarque daquela espécie sem barbatanas.

Por seu lado, o coordenador do projecto de reforço das capacidades de conservação das raias e tubarões, Mika Diop elogiou a iniciativa e lembrou que a ablação das barbatanas desta ultima espécie pesqueira é muito perigoso para o ambiente marinho.

“As barbatanas constituem 5 por cento do peso total de um tubarão, pelo que quando retiradas, todo o resto é deitado ao mar ou nas praias, pratica que põe em perigo o ambiente marinho e a gestão durável daquela espécie”, denunciou Diop.

Explicou que durante o atelier, que termina quinta-feira, vai ainda ser apresentado o relato rio da situação da população dos tubarões no mar guineense e medidas para por cobro a prática de suas capturas com o mero fim de retirar-lhe as barbatanas.

Sem comentários:

Enviar um comentário