quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

PRESIDENTE DOS EUA, BARACK OBAMA NÃO IRÁ RECEBER NETANYAHU EM WASHINGTON


O Presidente norte-americano, Barack Obama, não irá reunir-se com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, por ocasião da sua visita aos Estados Unidos no início de março, anunciou hoje a Casa Branca.

"O Presidente não irá encontrar-se com o primeiro-ministro Netanyahu, devido à proximidade das eleições em Israel", que estão agendadas para 17 de março, explicou uma porta-voz do Conselho de Segurança nacional, Bernadette Meehan.

A convite do presidente da Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso), o republicano John Boehner, o líder israelita vai fazer um discurso diante do Congresso norte-americano no dia 03 de março.

O governante israelita deverá pronunciar-se sobre o Irão e a ameaça do islamismo radical.

A visita de Netanyahu está a provocar algum desconforto na Casa Branca, uma vez que ocorre em pleno braço de ferro entre o Congresso (atualmente dominado pelos republicanos) e a administração democrata de Barack Obama sobre a questão nuclear iraniana.

Grande parte dos eleitos é favorável à adoção preventiva de novas sanções contra o regime de Teerão, enquanto Obama já admitiu que poderá recorrer ao veto presidencial caso sejam aprovadas novas medidas.

No passado dia 16 de janeiro, após um encontro com o primeiro-ministro britânico David Cameron, Obama afirmou que as negociações nucleares com Teerão podiam provavelmente fracassar se existissem novas sanções contra o regime iraniano.

Na mesma altura, o Presidente norte-americano pediu ao Congresso para ser paciente sobre esta matéria.

As grandes potências ocidentais e o Irão estão em pleno processo negocial e têm até ao próximo dia 01 de julho para alcançar um acordo sobre o dossiê nuclear iraniano.

Reconhecido inimigo do Irão, Israel rejeita qualquer acordo que permita o regime iraniano manter um programa de enriquecimento de urânio, afirmando que Teerão poderá utilizar o programa para fabricar armas atómicas.

O regime iraniano sempre recusou tal acusação, salientando o carácter civil e pacífico do programa.

É a terceira vez que Netanyahu se dirige ao Congresso norte-americano, uma honra rara para um líder estrangeiro.

Obama e Netanyahu mantiveram uma conversa telefónica no passado dia 12 de janeiro.

noticiasaominuto

Sem comentários:

Enviar um comentário