Joanesburgo - O presidente sul-africano Jacob Zuma, 72 anos, fez entender que vai desposar a sua quinta esposa para lhe acompanhar nos seus dias de velhice, noticia o diário The Star nesta quarta-feira.
Em visita terça-feira num bairro de Durban, na sua província do KwaZulu-Natal (leste), o presidente disse à assistência em Zulu que "Angakayakhi indlu yokugugela... laba ngisabathathile nje", o que quer dizer "tenho mulheres, mas tenho que desposar a última".
Essa declaração foi acolhida com aplausos, risos e de "youyous" pela assistência, essencialmente composta por idosos, relata The Star.
Antes de fazer esta confidência, humor "badine" segundo o jornal de Joanesburgo, Zuma insistiu no seu discurso sobre o papel dos idosos na sociedade, e a necessidade de os amar e de respeitar.
Segundo Sihawu Ngubane, professor da Universidade de KwaZulu-Natal citado pelo The Star, é costume na cultura Zulu que os polígamos desposem a última mulher, as vezes uma cunhada jovem, de uma das suas mulheres, para o acompanhar nos seus dias de velhice.
"A responsabilidade de se ocupar do marido durante a velhice cabe a última esposa, que frequentemente a mais jovem das outras mulheres e a mais agil em caso de urgência", revelou o docente.
Jacob Zuma, que possui 20 filhos, casou seis vezes. Actualmente vive com quatro esposas apoiadas pelo Estado, o que cria um desconforto a alguns contribuintes sul-africanas que estimam que a soma consagrada aos cônjuges do chefe de Estado deveria ser fixada.
Ele era casado com Nkosazana Dlamini-Zuma, antiga ministra e actual presidente da Comissão da União Africana, com quem se divorciou em 1998.
O presidente sul-africano, que tinha sido hospitalizado em Junho deste ano por saturação e emagreceu muito nos últimos dias. Zuma disse domingo que está em boa forma, evocando um "fadiga", ligada à campanha das eleições gerais que ganhou em Maio deste ano.
portalangop
des·po·sar - Conjugar
"desposar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/desposar [consultado em 26-12-2014].
verbo transitivo
1. Tomar (a alguém) para consorte; casar com.
2. Ajustar casamento com.
verbo pronominal
3. Casar-se.
4. [Figurado] Unir-se; contrair esponsais.
"desposar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/desposar [consultado em 26-12-2014].
Sem comentários:
Enviar um comentário