Bissau 11 Dez. 14 (ANG) – O Inspector-geral do Ministério do Comercio e Artesanato (MCA) prometeu lutar sem tréguas contra os produtos fora do prazo de validade e em mau estado de conservação que nos períodos da quadra festiva são dissimulados nos mercados por alguns comerciantes.
Em declarações exclusivas à ANG, Mamadú Selo Djaló informou que os inspectores do comércio estão a fazer os levantamentos e trabalhos de inspecção aos produtos alimentares nos mercados e supermercados do país.
“Quando detectados, ordenamos logo de seguida a retirada das prateleiras dos produtos acima indicados de forma a evitar prejuízos a saúde do consumidor”, frisou o Inspector-geral do MCA.
Normalmente, explicou Mamadú Selo Djaló, por falta de poder de compra, a população, de maneira consciente ou inconscientemente, prefere adquirir estes produtos, de forma a poupar alguns trocados. No entanto, prosseguiu, o gesto acarreta graves consequência à sua saúde.
No terreno, segundo indicou, estaria a trabalhar 24 horas por dia uma brigada móvel que nesta fase é constituída por técnicos do Ministério de Comércio.
“Na próxima semana vamos produzir um ofício pedindo a colaboração da Policia Judiciaria e Inspectores de Saúde para se juntarem à nós, para que, em conjunto, possamos fazer um trabalho mais profundo nos mercados “ prometeu o Inspector-geral.
Mamadú Selo Djaló pediu a colaboração da população e dos operadores económicos no sentido de denunciarem os “malfeitores, referindo-se aos comerciantes que se aproveitam deste período para esvaziar seus armazéns de produtos nocivos à saúde humana.
O Inspector-geral do Comércio pediu apoio da população em geral e das organizações parceiras que lutam pelo direito do consumidor no sentido de se juntarem nesta batalha para a erradicação deste mal.
Sem comentários:
Enviar um comentário