O Brasil prepara-se para celebrar o início do novo ano com aroma política em destaque, à tomada de posse para o segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff, reeleita no mês de outubro do ano que se finda, concentra as atenções em Brasília.
O presidente guineense José Mário Vaz vai chefiar a delegação da Guiné-Bissau que irá assistir a cerimônia de investidura da presidenta Dilma Rousseff marcada para o dia primeiro de janeiro de 2015.
Guiné-Bissau está escalada na quarta posição pela Ordem de Precedência, pelo cerimonial e protocolo da diplomacia brasileira, nos cumprimentos dos chefes de Estado, e o PR José Mário Vaz já confirmou a sua presença na cerimoniá, e a partir do dia 31 de dezembro (quarta-feira) estará no Brasil, em resposta a um convite especial formulada pela presidência brasileira, que guarda uma atenção especial da presidência guineense, que foi uma das primeiras a felicitar a presidenta Dilma Rousseff pela vitória eleitoral nas últimas eleições presidenciais brasileiras.
Além do PR Mário Vaz, integram a comitiva guineense o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Embaixador Mário Lopes da Rosa, o Ministro-diretor de gabinete do PR, Dr. Octávio Lopes, a conselheira para assuntos político e diplomáticos, ministra Adiato Djaló Nandigna, o diretor-geral do protocolo de Estado, Embaixador Liberato Gomes, alguns assessores e a equipa de segurança que acompanha o presidente.
Cerimonial e Protocolo: Ordem de Precedência
§ O Decreto 70.274 determina os lugares das autoridades e anfitriões nas solenidades, Presidência é diferente de Precedência. A presidência é do anfitrião, que nem sempre terá a maior precedência no evento.
§ A precedência é definida pelos seguintes critérios:
Anfitrião > hierarquia > data de criação e constituição > antiguidade de diplomação, cargo > poder econômico > poder cultural > interesses políticos e empresariais > honraria > idade > sexo > ordem alfabética > bom senso.
§ O critério “anfitrião” serve de ponto de partida para a elaboração da lista de precedência. O anfitrião ocupará sempre o lugar de destaque, mesmo recebendo autoridades de hierarquia superior à sua, às quais dará o lugar de honra.
§ Nos eventos com a presença do Presidente da República ou do Vice-Presidente, estes presidirão a cerimonia. Em outras ocasiões a presidência é sempre do anfitrião, que deve ocupar o centro da mesa diretora.
Sem comentários:
Enviar um comentário