quinta-feira, 24 de julho de 2014

NOVA CIDADE NO NORTE DE MOÇAMBIQUE PODE CUSTAR 85 MIL MILHOES DE EUROS


Construção da 'Cidade do Gás' na Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, financiada em 80% por privados. Será 7 vezes maior que Maputo, mas levará 20 anos a concluir.

A futura cidade de Palma, na província de Cabo Delgado, oode custar até 85 mil milhões de euros, 80% dos quais a financiar pelo setor privado. 

Segundo o plano de urbanização, que foi esta terça-feira objeto de consulta pública, a nova cidade, a erguer na zona onde está prevista a construção da plataforma de liquefação de gás proveniente da Bacia do Rovuma, vai estender-se ao longo de 18 mil hectares, numa área sete vezes maior do que a capital, Maputo. A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos planeava a conclusão deste projeto em 15 anos, mas a complexidade da obra torna impossível o cumprimento do prazo, e a execução de 25% já será um sucesso. 

Para a nova cidade, numa área adjacente ao local onde estão previstas as unidades de liquefação de gás pelas concessionárias ENI e Anadarko, o plano contempla habitação, turismo, fábricas e indústrias de apoio à atividade de exploração dos recursos naturais, escolas e estabelecimentos de saúde. Durante a consulta pública em Maputo, o projeto mereceu críticas por não ter estar acompanhado de um estudo de impacte ambiental e foram colocadas também dúvidas sobre as oito comunidades existentes no local, de cerca de oito mil pessoas. A ENH garante que o plano não prevê o reassentamento destas comunidades e que os habitantes poderão prosseguir as suas atividades, incluindo agricultura e pesca, no futuro. 

Finalizada a fase de consulta pública, o plano de urbanização de Palma, também conhecida como a futura 'cidade do gás', será submetida ao conselho de ministros moçambicano.
rdp

Sem comentários:

Enviar um comentário