sábado, 19 de julho de 2014

BARACK OBAMA: MÍSSIL TERÁ SIDO DISPARADO DE ZONA CONTROLADA POR SEPARATISTAS PRO-RUSSOS


O Presidente Barack Obama afirmou que o avião malaio, que se despenhou quinta-feira no leste da Ucrânia (um vídeo do momento da queda do aparelho foi ontem revelado) foi abatido por um míssil disparado de uma zona controlada pelos separatistas pró-russos.

Ao referir-se na Casa Branca a uma "tragédia atroz", Obama sublinhou a necessidade de conduzir um inquérito independente e transparente antes de se pronunciar sobre as causas exatas deste incidente, antes de precisar que pelo menos um norte-americano se inclui entre as vítimas.

O Presidente norte-americano também considerou que a queda do Boeing-777 das linhas aéreas da Malásia vai constituir um "sinal de alarme" para a Europa e apelou ao homólogo russo, Vladimir Putin, para utilizar toda a sua influência sobre os separatistas ucranianos.

"Isto vai de certo constituir um sinal de alarme para a Europa e o mundo sobre o facto de que uma agravamento do conflito no leste da Ucrânia terá consequências", declarou.

"Não vai permanecer localizado. Não vai ser contido. (...) E isso recorda-nos como estes desafios são importantes para a Europa, e não apenas para os ucranianos", acrescentou.

Obama também se referiu ao contacto telefônico hoje mantido com o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu, onde exprimiu as suas inquietações sobre a situação em gaza, um dia após a ofensiva terrestre desencadeada pelo Estado hebraico contra o enclave palestiniano.
DN

Sem comentários:

Enviar um comentário