terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Ministra do Estado e dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e Comunidades, Dr@ Suzi Carla Barbosa recebeu está segunda-feira 10.01 o ministro da Cooperação Internacional e da Promoção de parceria público e privado da República do Congo Sr. Denis Christel Sassou Nguesso que esta no país numa visita oficial de 10 à 12 .01.2022 para assinatura do Acordo Quadro de Cooperação

 

Chegou esta tarde a Bissau o Ministro da Cooperação Internacional e das Parcerias Públicas e Privadas da República do Congo, Sr. Denis Christel Sassou Nguesso, para uma visita oficial de três dias a convite da Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Carla Barbosa. O objectivo desta visita é reforçar a cooperação entre os dois países, com a assinatura de um Acordo Quadro que abrange 17 setores específicos.





BISSAU E BRAZZAVILLE ASSINAM ACORDO PARA DESENVOLVER SETORES DO TURISMO, FINANÇAS E COMÉRCIO

O governo guineense e do Congo Brazzaville assinaram um acordo “Quadro da Cooperação” ligado a dezassete setores com destaque para o turismo, finanças e comércio. O acordo entre os dois países foi assinado da parte da Guiné-Bissau pela ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e da Comunidades, Suzi Carla Barbosa, e pelo ministro congolês da Cooperação Internacional e Promoção de Parcerias Público-Privado, Denis Christel Sassou Nguesso.

A chefe da diplomacia guineense explicou aos jornalistas que a Guiné-Bissau e o Congo Brazzaville nunca tinham oficializado um acordo, apesar da relação existente entre os dois países há 46 anos, por isso considera o acordo “um marco histórico”.

Suzi Carla Barbosa disse que o acordo assinado irá permitir desenvolver diferentes setores de cooperação e de interesse dos dois países com destaque para os setores do turismo, da energia, das finanças e do comércio.

A governante informou que estão a ser feitos contactos no concernente ao setor das finanças para que o país possa beneficiar de um programa “SYDONIA-WORLD” da parte do governo do Congo-Brazzaville, porque “o país precisa da experiência Congolesa neste programa para a modernização do sistema aduaneiro”.

Frisou que a visita que efetuará às ilhas dos Bijagós constituirá uma oportunidade para atrair investidores congoleses.

Relativamente ao acordo de mobilidade da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), a chefe da diplomacia guineense esclareceu que a Guiné-Bissau enquanto membro da comunidade assinou em Luanda (Angola), no mês de julho de 2021, o acordo de mobilidade que, segundo a sua explanação, irá permitir um tratamento especial de pedidos de visto as certas categorias de passaportes, neste caso, passaportes diplomáticos, de serviço e especiais. Sublinhou neste particular que “não é um processo imediato”.

Por seu turno, o ministro da Cooperação Internacional e da Promoção de Parcerias Público-Privado Congo Brazzaville, Denis Christel Sassou Nguesso, disse que a relação diplomática entre a Guiné-Bissau e o Congo existe há 46 anos, mas nunca os dois países assinaram um acordo oficial no quadro da relação bilateral entre Bissau e Brazzavile.
“O acordo que acabamos de assinar hoje é histórico, porque passados 46 anos a República do Congo e a Guiné-Bissau vão estabelecer um acordo bilateral. No quadro desta cooperação, identificamos 17 setores em que vamos desenvolver rapidamente a nossa cooperação, que são: a agricultura, pesca, turismo, energia e as infraestruturas”, explicou, para de seguida avançar que vai acionar a sua equipa no sentido de trabalhar na preparação de diferentes acordos setoriais para que se possa realizar a primeira reunião da comissão mista entre os dois países, a fim de permitir que esses acordos possam entrar em funcionamento.

Por: Epifania Mendonça
Foto: E.M
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário