sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Governo guineense pede “trégua de 90 dias” aos sindicatos

O ministro da Função Pública guineense, Tumane Baldé, pediu hoje uma "trégua de 90 dias" aos líderes sindicais do país para que o Governo possa analisar e encontrar soluções para as reivindicações dos trabalhadores públicos.

Tumane Baldé visitou hoje as sedes das principais confederações sindicais da Guiné-Bissau e perante o secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG, maior central sindical do país) pediu tréguas e prometeu reativar a concertação social.

"Pedi aos sindicatos para termos uma postura de colaboração para confrontarmos os problemas em vez de confrontação entre sindicatos e o Governo. Pedi uma trégua de 90 dias entre nós", afirmou Baldé, em declarações aos jornalistas.

O ministro da Função Pública disse que acredita que as duas partes vão encontrar soluções aos problemas apresentados pelos sindicatos.

Referiu ainda que os parceiros internacionais estão dispostos a apoiar a Guiné-Bissau na implementação de reformas na Função Pública "desde que haja uma paz social".

A UNTG promoveu, durante todo o ano de 2021, greves na Função Pública para exigir ao Governo a exoneração de funcionários admitidos sem concurso público, o aumento do salário mínimo para 100 mil francos e a implementação de diplomas legais a favor dos trabalhadores aprovados pelo próprio executivo.

O secretário-geral da UNTG, Júlio Mendonça, agradeceu a visita do ministro da Função Pública à sede da organização, mas explicou que o pedido de tréguas que o governante fez não obteve nenhuma resposta.

A UNTG anunciou que 2022 vai ser um "ano de greves na Função Pública" se o Governo fizer aprovar no parlamento a proposta do Orçamento Geral de Estado, o que acabou por acontecer.

"O ministro fez o pedido, mas não demos nenhuma resposta. Queremos ver ações concretas do Governo perante os problemas que os sindicatos elencaram há vários anos", defendeu Júlio Mendonça.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário