terça-feira, 7 de agosto de 2018

«SOBRE NOTÍCIAS FALSAS» ANTÓNIO PACHECO EXORTA VIGILÂNCIA DOS JORNALISTAS

O jornalista internacional, António Pacheco, disse, esta segunda-feira (06 de Agosto), que a imprensa mundial está a viver um período “muito difícil” devido a fabricação das notícias falsas

António Pacheco que se encontra no país para mais uma secção de formação para os jornalistas e correspondentes da Rádio Sol Mansi (RSM) sobre “a cobertura responsável do processo eleitoral - como evitar 'fake news' (notícias falsas) e a manipulação política”.

Sustentando a ideia, António Pacheco alerta que o jornalista está cada vez mais afastado da realidade do dia-a-dia, devido a informações publicadas nas redes sociais que faz com que o papel do jornalista torne ainda mais difícil sobretudo no período das eleições.

De acordo ainda com Pacheco, os profissionais da comunicação social devem ocupar-se mais com a realidade quotidiana em relação aos interesses dos políticos.

“O jornalista deve ter em conta o interesse do cidadão e da democracia.

Segundo António Pacheco para defender uma eleição justa, aberta e verdadeira, o jornalista deve ter a capacidade de estar junto do povo e conhecendo a sua realidade, evitando actuar como político.

“O jornalista tem que deixar de pensar e actuar com amiguismo ou por religiões e etnias, mas tem que pensar a vontade e as necessidades das pessoas que nos rodeiam e que têm a necessidade de transportes e ainda os hospitais continuam sem condições para tratar as doenças.

“Quando um jornalista começa a ter carros e casas bonitas, perde a distância em relação ao povo; estou a ser talvez um pouco exagerado mas esta é a realidade porque todos temos a necessidade de mudar a vidas mas a melhoria da vida deve começar ao povo e deve começar por nós conseguirmos sacrificar-nos para dar a notícia e a verdade que interessa ao povo”, aconselha.

No país a eleição legislativa está marcada para o dia 18 do mês de Novembro próximo e, no entanto, os jornalistas da Rádio Sol Mansi iniciaram, esta segunda-feira (06), uma seção de formação de cinco dias com o jornalista internacional, António Pacheco, sobre “a cobertura responsável do processo eleitoral - como evitar 'fake news' e a manipulação política”.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário