quinta-feira, 2 de agosto de 2018

GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU FIXA SALÁRIO MÍNIMO EM 50 MIL FRANCOS CFA

O governo através do ministério da Função Pública concorda em fazer o reajuste salarial exigido pela União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) já no próximo mês de Setembro.

A decisão foi anunciada pelo ministro da função pública após a assinatura do acordo do princípio entre a central sindical e o governo, onde este comprometeu em aumentar o salario mínimo para 50 mil francos CFA.

Após a assinatura do acordo de princípio mediado pela Assembleia Nacional Popular, o ministro da função pública Fernando Gomes afirmou que chegou-se ao acordo com a central sindical graças a cortes feitos nos subsídios de alguns responsáveis de cargos da soberania. “ Os pequenos reajustes vão possibilitar o aumento salarial dos funcionários que recebiam 31 mil francos CFA, para passarem a usufruir de 50 mil francos CFA”.

Entretanto, o Secretário-geral da União nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) Júlio Mendonça disse esperar que o acordo seja implementado no mês de Setembro como ficou acordado, tendo adiantado que “ os trabalhadores não podem continuar com os salários praticados na função pública, portanto queremos ver o aumento no mês de Setembro como ficou acordado. De momento, vamos suspender a greve contudo vamos reunir o secretariado para passar a informação a todos os trabalhadores”.

Por último, o secretário-geral apelou os trabalhadores a participarem nas comemorações de 3 de Agosto. Anteriormente, a central sindical avisou que não ia participar nesta comemoração como protesto para que o governo aplique o reajuste salarial na função pública.

Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário