A ministra da administração territorial exorta o poder local para estar atento às necessidades dos populares para que a presença do Estado seja sentida.
Ester Fernandes falava, esta terça-feira, no acto da abertura do seminário destinado aos governadores, administradores, o pessoal da Camara Municipal de Bissau e técnicos do ministério da administração territorial.
«Espero que durante este dia aproveitem no máximo todos os conhecimentos que serão transmitidos, para serem postos em prática nos governos regionais e nas administrações locais para poderem estar altura da tarefa que é de governar e administrar a população local e saber descobrir exactamente o que é preciso fazer para que os populares no local sintam a presença real de um governador ou administrador»
O Director Geral da Descentralização, Jorge Veríssimo Baldé Júnior, diz que a formação visa dar os representantes do poder local mecanismos desejados para exercerem eficientemente as suas funções.
“ O seminário tem entre outros objectivos, contribuir para uma governação local mais transparente participativa inclusiva e de prestação de contas e também capacitar os governadores e administradores nas temáticas de governação e desenvolvimentos para exercerem eficientemente as suas funções”, disse o director-geral.
O seminário de cinco dias vem na sequência do processo da descentralização de poderes em curso no país e é organizado pelo ministério das finanças e da administração territorial e com o financiamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Por: Elisangila Raisa dos Santos/Bíbia Marisa Pereira/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário