domingo, 5 de agosto de 2018

CONFERÊNCIA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA CEDEAO - JOMAV


Sessão Extraordinário da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO - Lomé - Togo
As minhas vivas saudações ao nosso Ilustre Anfitrião, o Presidente da República do Togo, meu amigo e irmão Faure GNASSINGBE, agradeço pelo excelente acolhimento e hospitalidade. 

(...)
Reafirmamos a nossa determinação face ao compromisso assumido para a realização das eleições legislativas à 18 de Novembro de 2018, e tanto assim que já se deu inicio a Campanha de Sensibilização no dia 23 do corrente mês de Julho. 
Está prevista para o próximo dia 23 de Agosto o inicio do recenseamento eleitoral, que terá duração de trinta dias. 
(...)
Continuamos a acreditar que a Comunidade Internacional tomará as devidas disposições para honrar os compromissos assumidos para a realização dessas eleições. 
(...)
Quero exprimir a nossa fidelidade aos princípios, ao espirito e a letra da CEDEAO, do qual somos membros fundadores, logo após o surgimento da Guiné-Bissau como um novo Estado soberano no concerto das Nações.
(...)
Na Guiné-Bissau, o povo reclama justiça e pretendem que todos os actores políticos concorram às próximas eleições em igualdade de circunstâncias e de oportunidades.


Foi com grande esforço tanto dos partidos políticos, assim como do nosso povo para chegarmos o ponto onde estamos hoje, em paz e estabilidade. 
Assim, o povo guineense e o Governo devem ser recompensados por esse esforço, para que haja eleições livres e justas todos os concorrentes têm de beneficiar das mesmas condições de liberdade e de justiça. Por isso, estimados Irmãos, eu peço-vos mais uma vez que façam prevalecer a Justiça, decidindo, hoje e aqui a anulação das sanções impostas.

E para terminar, em nome do povo Guineense e em meu nome próprio, renovamos a confiança na nossa Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental, contamos com o vosso continuado apoio, a vossa compreensão e a vossa solidariedade.
A todos os Chefes de Estado e de Governo aqui presentes, o nosso muito Obrigado.


Sem comentários:

Enviar um comentário