230 escolas georreferenciadas e monitorizadas em Gabú pelo Sistema de Informação e Gestão da Educação (SIGE)
Dia 2 de julho, em Gabú, teve lugar o Workshop de Devolução Anual do projeto Firkidja di Skola, um projeto que consiste no desenvolvimento de um Sistema de Informação e Gestão da Educação (SIGE), implementado pelo Governo da Região de Gabú em parceria com a FEC e financiado pela União Europeia. O SIGE permite hoje, por um lado, a determinação das coordenadas geográficas das cerca de 230 escolas de Gabú, através de georreferenciação e, por outro lado, a recolha e análise de dados escolares, relativos às estruturas escolares, à sua gestão, aos funcionários - docentes e não docentes -, bem como aos alunos.
Para o Governador Regional de Gabú, Abdu Sambú, “quando dizemos firkidja, estamos a falar de um pilar, quando dizemos firkidja di skola estamos a dizer pilar que segura a escola e nenhum país pode avançar sem ter uma estatística razoável, uma estatística disponível (…). Enquanto isto não estiver disponível o país não avança. O Tiago Silva [gestor do projeto Firkidja di Skola] levou-me um computador e disse-me: Senhor Governador, procure uma escola qualquer num desses setores que conhece, uma escola lá de Pitche, e, com dois cliques, a escola estava à minha frente, o edifício, os alunos, os professores…”. Já nas palavras de Mamadu Jassi, Diretor-Geral do Gabinete de Estudos, Planificação e Avaliação do Sistema de Educação (GEPASE) - entidade associada do projeto juntamente com a Direcção Regional de Educação de Gabú -, “este projeto já vem de longe e está a tornar-se uma realidade (…) com o apoio da UE e a colaboração técnica da FEC e, graças também ao empenho das autoridades locais e do Ministério da Educação, conseguimos chegar a bom porto… é fruto de todo um trabalho de toda uma equipa, nas condições que nós conhecemos”.
Alexandra Pereira, gestora do programa de Educação da FEC, chamou a atenção, paralelamente ao SIGE, para a criação e colocação em funcionamento dos Polos de Gestão de Informação em cada um dos setores de Gabú, a par da formação de 5 técnicos de introdução e gestão de dados bem como de outros elementos da DRE de Gabú, incluindo 6 estatísticos e 22 inspetores de educação. Serão estes os recursos humanos que, com os dados fornecidos pelos diretores e subdiretores de escola que se encontram a receber formação por parte da FEC em Gestão e Administração Escolar, irão dar continuidade à inserção, monotorização e avaliação dos dados de educação no SIGE. Um conjunto de “alicerces da educação na Guiné-Bissau” que, na voz de Inês Pestana, Encarregada de Programas na Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau, tem potencial para se estender a “nível nacional”.
Neste workshop, que decorreu na Escola Básica Caetano Semedo, em Gabú, reuniram-se diferentes parceiros do projeto, membros da comunidade escolar e organizações da sociedade civil – tais como ONGs, sindicatos de professores e a Associação de Pais e Encarregados de Educação – para uma apresentação formal do projeto, que chega ao fim no próximo dia 31 de agosto, e uma apresentação detalhada do SIGE, desde o seu processo de desenvolvimento até à sua utilização e avaliação finais.
Conosaba/Braima Darame/FEC
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