sábado, 25 de março de 2017

SISSOCO PROMETE UNIVERSIDADE E ALCATROAMENTO DA CIDADE DE BAFATÁ


O governo vai, dentro de pouco tempo, o alcatroamento e colocação de postos de iluminação pública na cidade de Bafatá, leste do país, anunciou quinta-feira o Primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló.

O chefe do executivo  falava à população da segunda cidade do país, no âmbito da segunda fase da Presidência Aberta que levou o Presidente Mário Vaz, acompanhado de alguns membros do governo e corpo diplomático, à Bafatá , onde ausculta os problemas da população local.Para o Primeiro-ministro, o desenvolvimento das regiões constitui uma das principais prioridades da equipa que dirige, tanto assim que anunciou para o próximo dia 26, a cerimónia do lançamento da primeira pedra para o alcatroamento da estrada que liga  Buba, na região de Quinara, à Catió, na região de  Tombali, localidades do Sul da Guiné-Bissau. 

Sissoco considerou a implementação deste projecto como "um acto inédito" e só possível "devido a visão e empenho do Presidente JOMAV", porque  o mesmo vinha sendo adiado pelos sucessivos governos desde a independência à esta data.

Por outro lado, Sissoco Embalo realçou os esforços do seu governo na colecta e "bom encaminhamento" das receitas públicas, o que permite com que os salários sejam agora pagos a 20 de cada mês e não no dia "25" como o agora Presidente da República mas na altura Ministro das Finanças  fazia. 

Umarro Embaló anunciou a criação de uma universidade na cidade de Bafata, tendo recomendado ao ministro da Educação, Sandji Faty a diligenciar-se neste sentido, disse ANG. 

Na área de saúde, disse ter instruído ao Ministro da Saúde para, no quadro da cooperação com a República Socialista de Cuba, conseguir pelo menos 500 médicos para "acabar com mortes de mulheres no parto na cidade de Bafatá".


Referiu ter já dado instruções ao Ministro do Ordenamento do Território, Sola Nquilin no sentido de proceder a nomeação dos próximos governadores das regiões baseando nas competências de cada um e não "olhando a cor política ou distinção de raça ou credo político ou religiosa". 


Conosaba/Notabanca


Sem comentários:

Enviar um comentário