quarta-feira, 22 de março de 2017

«WUÉDÉ» POVO GUINEENSE CONTINUA A CONSUMIR ÁGUA SEM QUALIDADE

O director do serviço da água da Empresa de electricidade e Água da Guiné-Bissau (EAGB) confirma que o país continua a ter problemas de má qualidade de água devido a problemas de rede de abastecimento.
Cesário Sá que falava em exclusivo à Rádio Sol Mansi (RSM), esta terça-feira (21/03), sobre a real situação dos centros de abastecimento da água, adianta ainda que a situação “duvidosa” da qualidade de água deve- se a situação da rede sendo que o depósito onde a água é captada está entre 200 a 230 metros de profundidade e garante que está fora de hipótese de contaminação.
“ O maior problema é a rede de água. Quando a pressão da rede é maior que a pressão atmosférica a água sai para fora mas se for maior que da rede cria infiltração por dentro”, alerta.
Algumas zonas do país estão sem água potável desde o conflito militar de 7 de Junho de 1998. Entretanto, na mesma entrevista o director do serviço da EAGB disse que o governo já está a ultrapassar a situação através de melhoramento dos furos de água.
“Foram feitos 3 novos furos e já temos um em função. O furo que se encontra nas zonas de BCEAO está parado devido a problemas da rede por falta de reabilitação e extensão até a zona de aeroporto internacional”, explica.
Segundo Cesário Sá a Guin é-Bissau já tem quase metade da rede reabilitada mas agora está a ser realizada a reabilitação de todas as redes da cidade que se encontra numa fase avançada de degradação.
"Cada dia vemos a água a transbordar nas ruas de Bissau. Por causa de tubos de fibra que já estão fora de uso", adianta.  
O laboratório nacional da saúde pública tinha anunciado que o país tem graves problemas de água consumida em Bissau devido às infiltrações nas redes de água onde alguns datam da época colonial.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Iasmine Fernandes/radiosolmansi com Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário