sexta-feira, 17 de março de 2017

BCEAO CHAMA ATENÇÃO NA DIVERSIFICAÇÃO DA EXPORTAÇÃO DOS PRODUCTOS NACIONAIS

A directora Nacional do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) informa diz haver necessidade da Guiné-Bissau começar a diversificar a sua exportação para evitar a fragilidade da economia aos choques externos
Helena Nosoline Embaló informou a opinião durante um encontro mantido, esta quinta-feira (16/03), com presidente da república, José Mário Vaz. A responsável da BCEAO adianta ainda que a importação do arroz tem um peso significativo na economia nacional e no capítulo da importação o país pode diversificar e aumentar a oferta da produção local que poderá reflectir na balança nacional.
“ (…) A exportação de um único produto (a castanha de Caju) torna vulnerável e frágil relativamente aos choques esternos por tanto é necessário diversificar a base produtiva que vai permitir mudar isso”, defende.
Sobre a posição do BCEAO em relação a preocupação do banco mundial com a campanha de exportação deste ano, Nosoline Embaló diz não terem informação oficial sobre a medida do governo.
Igualmente, o presidente José Mário Vaz, recebeu o embaixador chinês que foi se despedir depois de a sua missão de mais de três anos.
Depois de o encontro Wang Wa disse que o governo chines vai oferecer o dobro (2.600 toneladas) de donativo de arroz para o povo guineense.
“Temos informações que no ano passado a seca afectou algumas regiões do sul da Guiné-Bissau e temos novos projectos a implementar. Na construção das carteiras, rodovias, portos de pesca em alto Badim e outros projectos. A solidariedade continua”, afirma.
A China promete continuar a apoiar na agricultura e na melhor forma de obter resultados mais eficazes na produção agrícola.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Iasmine Tavares/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário