quinta-feira, 23 de março de 2017

BANCOS NACIONAIS PONDERAM FINANCIAR CAMPANHA DE COMERCIALIZAÇÃO DE CASTANHA DE CAJU

Os bancos do país estão abertos a financiar os operadores económicos na presente campanha de comercialização de castanha de Caju desde que sejam garantidas as devidas condições
A propósito teve lugar, esta quarta-feira (22/03), em Bissau, a reunião trimestral dos directores gerais dos bancos para analisar as questões relacionadas com as actividades dos bancos e do financiamento a economia nacional.
Para Rómulo Pires, presidente da Associação dos Bancos Comerciais, todos os operadores económicos interessados devem ter experiência e capacidade de reembolso e garantias para beneficiar do financiamento.
“Temos que analisar caso por caso sem excepção”, garante.
Entretanto para o financiamento dos bancos Helena Nosoline Embalo, directora do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), afirma que o comité de política monetária tomou decisões que permitirão a dinamização do mercado interbancário e o financiamento a economia.
“Constatou-se que efectivamente notou-se o aumento do crédito mas o crédito a economia cresceu menos significativamente que o crédito que os bancos dão ao Estado porque eles (os bancos) compram os títulos públicos (oferecidos pelo Estado) ”, afirma a directora do banco oeste africano.
Panorama bancário mostra que já existe no país cerca de 30 balcões de bancos em quase todas as regiões do país com a excepção das ilhas de Bolama.  Segundo os mesmos dados o número de contas já atinge os 137 mil.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário