sexta-feira, 31 de março de 2017

CIPRIANO CASSAMÁ APOIA REGRESSO DE EX-DIRIGENTES RESIDENTES EM PORTUGAL

Resultado de imagem para O líder do Parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá

O líder do Parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, defendeu hoje que apoia "sem reservas" o retorno ao país de todos os antigos dirigentes forçados a viver no estrangeiro por questões políticas.

Cassamá deu a garantia ao coordenador de um movimento cívico liderado pelo ex-ministro do Interior, Fernando Gomes, que luta pelo regresso de antigos governantes, nomeadamente Carlos Gomes Júnior, ex-primeiro-ministro guineense e Iancuba Indjai, líder partidário.

Vários antigos dirigentes guineenses estão a viver fora do país, nomeadamente em Portugal, na sequência do golpe militar de abril de 2012 que derrubou os poderes eleitos e nos últimos tempos têm clamado pelo seu retorno.

O movimento cívico que quer o regresso ao país de todos os filhos da Guiné-Bissau encontrou-se hoje com Cipriano Cassamá - primeiro titular de órgãos de soberania que os recebeu - para garantir a sua solidariedade.

Cipriano Cassamá "garantiu-nos a sua adesão a esta causa", indicou Fernando Gomes, sublinhando não acreditar que algum político guineense "terá coragem de negar o regresso" aos antigos governantes.

O líder do Parlamento afirmou ser "obrigação dos órgãos de soberania" garantir a segurança daqueles que queiram regressar e que o próprio estará no aeroporto no dia em que Carlos Gomes Júnior e os outros estiverem a chegar ao país.

Fernando Gomes adiantou que Cipriano Cassamá prometeu endereçar pessoalmente uma carta - em nome do Parlamento - aos cidadãos guineenses que foram obrigados a fixar residência fora do país a voltarem assim que o entenderem.

Para já, o líder do Parlamento guineense assinou uma petição lançado pelo movimento para mostrar o seu interesse pelo retorno ao país dos ex-governantes.

A petição visa juntar o mínimo de 50 mil assinaturas de guineenses que exigem o regresso, "em condições de segurança", de todos os ex-governantes. A petição será entregue posteriormente aos titulares de órgãos de soberania e aos organismos internacionais sedeados em Bissau.

Fernando Gomes diz que a adesão à iniciativa está a superar as expectativas e brevemente será tornado público o número de subscritores da ideia.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário