O Presidente da República, José Mário Vaz, reinaugurou no 12 de março 2017, o “Centro Emissora da Televisão Nacional da Guiné-Bissau (TGB)” em Gabú, que conta agora com uma capacidade de mil watts.
O ato foi testemunhado pelo titular de pasta da Comunicação Social, Vítor Pereira e pelo diretor técnico da televisão pública, José Gomes.Ainda de acordo com as informações apuradas, o centro de retransmissão cobre agora todo o sector de Gabú e arredores.
A reconstrução do centro foi graças ao apoio técnico da congénere Rádio Televisão Senegalesa (RTS) para a instalação dos materiais. O funcionamento da infraestrutura [transporte do sinal audiovisual de Bissau para Gabú] conta com o co-financiamento (no valor não revelado) do Fundo de Acesso Universal, sob tutela da Autoridade Reguladora Nacional das TIC, e da Empresa de Telecomunicações “Orange Bissau”, disse o democrata.
O diretor técnico da Televisão Nacional, José Gomes, explicou na sua declaração à imprensa que o centro ora reinaugurado cobre uma área de 35 quilómetros, insuficiente para cobrir todos os setores que compõem a região de Gabú.
“A nossa vontade era conseguir um centro com a capacidade de cobrir toda a província leste, mas isso é que conseguimos e temos que trabalhar com o mesmo”, assegurou.
De referir que o centro emissor [retransmissão] de Gabú foi instalado em 1988 com a capacidade inicial de 100 watts mas devido a uma avaria técnica deixou de funcionar há 12 anos, impossibilitado os populares desta cidade de ter sinal da única televisão do país.
Conosaba/Notabanca
Sem comentários:
Enviar um comentário