segunda-feira, 27 de março de 2017

«CULTURA-TEATRO» ACTORES GUINEENSES EXIGEM ACÇÃO CONCRETA DO GOVERNO PARA DESENVOLVIMENTO SECTOR

A Direcção Geral da cultura pretende regularizar o sector cultural através da lei de espectáculos e divertimentos e do projecto de lei do combate a pirataria
Cornélio João Correia fez esta revelação durante uma entrevista exclusiva á RSM, esta segunda-feira, no quadro das comemorações do dia mundial do teatro que se assinala hoje, 27 de Março.
O director geral da cultura adianta ainda que para o desenvolvimento da cultura é preciso um apoio sério e concreto do governo.
“Na nossa finança pública é difícil conseguir fundos para os grupos de teatro”, afirma adiantando que a Guiné-Bissau não ganha com a cultura devido a ausência da lei.
Na mesma entrevista á RSM Cornélio Correia revela que já está em andamento o projecto para a construção de um palácio da cultura.
“Aguardamos com toda ansiedade a criação deste espaço que irá albergar diferentes modalidades artísticos”, adianta.
Igualmente a RSM falou com o actor, encenador e dramaturgo, Rui Manuel da Costa (Pape de nha raça), que adianta, no entanto, que o dia do teatro chama atenção na falta de teatro nacional.
“Este dia é um dia de reflexão dos Homens da arte. Ao longo dos anos, apesar da formação de muitos grupos, na Guiné-Bissau não existe um teatro. É triste esta situação”, lamenta.
Segundo este homem da cultura, a iniciativa privada deve ser importante e todas as consequências não deverão ser relegadas ao Estado.
O dia mundial do teatro é comemorado no país sem iniciativas comemorativas como tem acontecido algumas vezes e numa altura em que não se dispõe de teatro apropriado.
O dia Mundial do Teatro, assinalado hoje, 27 de Março, foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro e celebra a origem do Teatro e a sua importância para retractar a sociedade através da tragédia e da comédia expressando verbalmente sentimentos e pensamentos.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário