quarta-feira, 22 de março de 2017

«ÁGUA» "COBERTURA NACIONAL ESTIMADA EM 50 POR CENTO", DIZ O MINISTRO DOS RECURSOS NATURAIS DA GUINÉ-BISSAU


Bissau, 22 Mar 17 (ANG) - O Ministro dos Recursos Naturais revelou hoje que as estatísticas sobre a cobertura no abastecimento em água potável a nível nacional se situa em 50 por cento enquanto a dos serviços de saneamento de base se cifram em pelo menos 40 por cento.

Barros Bacar Banjai que se dirigia a população guineense por ocasião da comemoração do dia mundial de Água, 22 de Marco, considerou estes dados de "animadores" mas reconheceu que os desafios continuam ainda em relação a melhoria destes serviços.
"A perspectiva não é apenas melhorar a estatística dos serviços global de abastecimento de água e saneamento de base, mas de torná-los efectivos, com controle permanente e avaliação do estado das infra-estruturas e seu funcionamento", augurou o ministro dos Recursos Naturais.

Barros Banjai advertiu que apesar da relativa abundância em termos de recursos hídricos a nível nacional, podem existir riscos na sua disponibilidade no futuro, tendo em conta os factores de mudanças climáticas que já se fazem sentir, o seu uso irracional, a poluição e contaminação, devido as acções antrópicas.

O ministro disse ser necessária uma reflexão profunda sobre a melhor forma de utilização dos recursos hídricos, de forma a garantir os serviços necessários ao desenvolvimento socioeconómico do pais e a criação de condições através de uma gestão integrada para a sua conservação e preservação.

"A água é um bem social de grande valor económico e que desempenha papel fundamental no desenvolvimento de quaisquer pais", definiu o governante que advogou para o pais politicas públicas consistentes e um quadro legislativo que responde as exigências actuais.
Entre outras medidas preconizadas pelo governo, o ministro indicou a necessidade de actualização do chamado Plano Director do Sector da Água, a revisão do código de Águas e seu regulamento e a criação de um fundo nacional da água, julgados necessários para o desenvolvimento institucional e satisfação dos objectivos programados para o sector.


No capítulo de saneamento, Barros Bacar Banjai reconheceu que não se pode falar, com propriedade, da existência de infra-estruturas de saneamento colectiva no pais.
De acordo com o ministro, existem insuficiência em termos de redes de esgotos públicos, canais de drenagem de águas pluviais, sobretudo nas zonas urbanas, sistemas adequados de esvaziamento de fossas sépticas e latrinas apropriadas, remediando as actuais precárias que constituem ameaça aos lençóis freáticos.

A concluir sua intervenção, Barros Banjai apela apoios ao pais por parte da comunidade internacional para a consecução dos objectivos projectados no domínio de água e saneamento, nomeadamente o UNICEF, PNUD, OMS e instituições financeiras sub-regionais e continentais.

Instituído em Fevereiro de 1993, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o 22 de Março deste ano comemora-se sob o lema "Águas Residuais, Como Foco dos Debates". 

Conosaba com ANG/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário