quinta-feira, 16 de março de 2017

LÍDER DO PARLAMENTO ACUSA PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE BRINCAR COM POVO

O presidente do da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassama, acusa o presidente da república, José Mário Vaz, de estar a brincar com o povo guineense. Cassama disse ainda que o Conselho de Estado, desta quarta-feira (15/03) é uma farsa
Cipriano Cassama fez estas acusações depois de o conselho de Estado que este reunido quase cinco horas de tempo, e que mais uma vez não trouxe nada de novo porque as partes continuam a divergir em relação a proposta para tirar o país de impasse político
O líder do parlamento acusa ainda o presidente da república de não querer estabilidade e paz na Guiné-Bissau.
“Continuamos na mesma situação, nós acabamos de sair de uma farsa não é um conselho de estado para mim. É uma brincadeira, o presidente da república está a brincar com este povo”, acusa.
Entretanto, o porta-voz do conselho de Estado, Victor Mandinga, aponta o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-verde (PAIGC) e a Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular (ANP) como principais responsáveis de todas as dificuldades actuais do país.
“Não nos iludamos, a questão fundamental é exclusivamente da responsabilidade do PAIGC e da comissão permanente da ANP onde estão os 9 deputados do PAIGC que servem por e simplesmente como retransmissor das decisões tomadas nas reuniões do comité central do partido”, acusa.
Já para o presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, o Conselho de Estado em vez de ouvir uma contribuição positiva que o povo aguardava, limitou-se a uma” cena lamentável”.
“Lamento profundamente que tenhamos assistido mais uma vez a um espectáculo deplorável em que palavras não foram devidamente escolhidas e no final em vez de uma contribuição positiva ouvimos trocas bastantes degradáveis de galhardetes que não credibilizam nem as instituições e nem os esforços que o povo aguardava que todos nós fizéssemos”.
Simões Pereira saúda o facto de o presidente ter acolhido as contribuições feitas e, segundo ele, o partido faz votos que as analises que serão feitas possam ir no sentido de encontrar uma solução para a paz, a estabilidade e que vira a página da actual situação.
“Hoje e ontem continua a ser a responsabilidade de o presidente da república dar uma oportunidade a este país e a todos nós para podermos virar a página”, adianta.
A reunião do Conselho de Estado órgão de consulta do presidente da república, na qual tomaram parte os titulares dos órgãos de soberania, líderes de partidos com assento parlamentar, representantes de bancadas no parlamento e alguns conselheiros indicados pelo chefe do estado.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Siga/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário