segunda-feira, 7 de novembro de 2016

GUINÉ-BISSAU: CRIANÇAS COM NOMA PRONTAS PARA SEREM OPERADAS NO PAÍS

A casa de acolhimento de NOMA já conta com 25 crianças a espera da selecção para operação na próxima semana de equipa médica Alemã e Austríaca.
Numa entrevista exclusiva a Rádio Sol Mansi o Director Técnico do centro de Noma, Lassana Intchasso, disse que as crianças estão em recuperação desde o início do mês de Outubro.
 “Para a preparação das crianças antes da operação tem que se fazer análise para saber se não possuem nenhuma doença como paludismo, porque as vezes chegam crianças desnutridas, desidratados, e nem todos têm uma boa alimentação, e as crianças têm que estar no centro de acolhimento um mês antes de operação para que possa ser examinados o seu estado físico, permitindo-o aguentar a operação”.
Lassana Intchasso disse que nem todas as 25 crianças conseguirão operação, no entanto, a sua instituição está a estudar estratégias para que posteriormente todas sejam atendidas.
Entretanto, segundo ele, alguns equipamentos de banco operatório da casa NOMA ainda estão nas alfândegas de Bissau, tendo sublinhado que “os materiais de bloco operatório para casa de acolhimento estão ainda nas alfândegas de Bissau e estamos a deparar com grandes dificuldades e as operações terão  lugar no bloco de bairro de enterramento, enquanto na ponta rocha é para operação mais ligeiras”, frisou
NOMA é uma infecção bacteriana destrutiva dos tecidos do rosto e da boca que atinge mais frequentemente pacientes debilitados e gravemente desnutridos, em particular crianças.
As Região mais afectada com Noma são: Oio, Gabú, Bafatá, Biombo e Cacheu.
Por: Bíbia Marisa Pereira com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário