segunda-feira, 14 de novembro de 2016

«MENSAGEM À NAÇÃO» PRESIDENTE DA REPÚBLICA (AINDA, VAI DEMITIR) DEMITE GOVERNO DE BACIRO DJÁ


O presidente da república anunciou, esta segunda-feira (14/11), na sua comunicação, de que irá assumir as suas responsabilidades, nos termos da Constituição da Republica, e demitir o actual governo e nomear “sem mais delongas” um novo primeiro-ministro de consenso e da sua confiança
Segundo o presidente este é o tempo de decisão e o primeiro-ministro a ser nomeado deverá formar um governo inclusivo, em concordância com o Acordo de Conacri.
José Mário Vaz, que falava minutos depois de o fim da reunião de o conselho de Estado, disse ainda que é preciso pôr um fim a esta crise política. Aos actores da crise o presidente diz que “o povo está cansado e chegou o tempo da decisão e de mudança para a dedicação ao trabalho”.
Ainda na sua comunicação o chefe da nação disse ainda que chegou o tempo da verdade e “temos de virar a página e dar início a uma nova fase na história da Guiné-Bissau. A minha missão é cumprir e fazer cumprir à Constituição da República, servindo com fidelidade o Povo da Guiné-Bissau”.
“A paciência do Presidente da República foi extrema. Mas, hoje temos de dizer aos atores da crise que POVO KANSA! (o povo está cansado, em português). Já aceitamos o suficiente viver o tempo da agenda de certos políticos e partidos políticos. Hoje, chegou a hora de vivermos o tempo das necessidades do nosso Povo. Chegou o tempo das decisões, chegou a hora da mudança, pela dedicação ao trabalho e criação de riqueza e emprego para os nossos filhos. Este é o momento de colocar o país no Rumo Certo”, adianta.
“É preciso pôr fim a esta crise”, pede o presidente que adianta ainda que ele (o presidente) afastou-se para que, sob a mediação da comunidade internacional, as partes pudessem chegar a um entendimento.
José Mário Vaz, nesta sua espera comunicação, diz ter permanecido em silêncio, porque “tudo tem a sua hora certa” e hoje, é chegada a hora de os guineenses se entenderem sobre os fundamentos, o enquadramento e as motivações dos actos do Presidente da República no âmbito da crise política que o país tem vivido.
“Esta é a verdade nua e crua. Não importa falar muito, falar sempre, importa apenas falar a verdade”, garante o líder dos guineenses.
Embora esta decisão de o presidente, o país espera-se por um decreto que demite e nomeia o novo primeiro-ministro que o presidente diz que deve ser com base no acordo de Conacri.
A Rádio Sol Mansi soube junto de uma fonte na presidente que José Mário Vaz deve reunir na tarde desta segunda-feira, com o grupo dos P5 (formados pela comunidade internacional) e até lá espera-se por uma decisão final.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Imagem: Nautaran Marcos Có

Sem comentários:

Enviar um comentário